Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64703

Comparte esta pagina

Título : Produção e estudo de comportamento mecânico de compósitos de matriz cerâmica zircônia-lantânia-titânia para revestimento do sistema de exaustão de motor do setor aeroespacial
Autor : SANTOS, Filipe Eliakine Patricio dos
Palabras clave : ZrO₂-La₂O₃-TiO₂; Revestimento térmico; Compósito cerâmico; Turbinas a gás
Fecha de publicación : 11-mar-2025
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SANTOS, Filipe Eliakine Patricio dos. Produção e estudo de comportamento mecânico de compósitos de matriz cerâmica zircônia-lantânia-titânia para revestimento do sistema de exaustão de motor do setor aeroespacial. 2025. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : O setor aeroespacial, composto pelos setores de defesa, aeronáutica e espacial, é um ramo industrial que expressa considerável valor tecnológico e financeiro em seu produto final. O sistema de exaustão dos veículos aeroespaciais, especificamente o bocal de exaustão, tem sido alvo de pesquisas que visam melhorar sua eficiência e vida útil. Cerâmicas à base de zircônia têm sido utilizadas como proteção térmica, minimizando as solicitações térmicas e mecânicas no substrato. O presente trabalho tem como objetivo a produção e caracterização de compósitos cerâmicos ZrO2-La2O3-TiO2 para a aplicação como TBC,s (Barreiras Térmicas de Proteção) de turbinas a gás do setor aeroespacial. Os compósitos foram produzidos por reação em estado sólido, homogeneizados em moinho de bolas , compactados e sinterizados a 1350°C por 24 horas. Posteriormente, foram caracterizados com relação à estrutura, microestrutura e propriedades mecânicas por meio de análise de difração de raios X, análise de tamanho de partícula, microscopia eletrônica de varredura, ensaio de energia dispersiva, microdureza Vickers, ensaio de flexão, ensaio de tenacidade à fratura e compressão. Os difratogramas obtidos pela análise de difração de raios X comprovaram a formação dos compósitos. No compósito 65ZrO2-15La2O3-20TiO2, foi perceptível uma microestrutura com boa homogeneidade em relação à distribuição granulométrica e de fases. O compósito 70ZrO2-15La2O3-15TiO2 mostrou uma melhora na microestrutura a qual exibiu grãos mais compactos e que podem está atrelados ao percentual de titânia e zircônia empregados. Os resultados das análises empregadas no estudo dos compósitos, mostraram que o compósito 70ZrO2-15La2O3-15TiO2 apresenta maior potencial para o emprego como TBC,s para seções quentes de turbinas a gás do setor aeroespacial.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64703
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Engenharia Mecânica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Filipe Eliakine Patricio dos Santos.PDF7,86 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons