Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/647
Título:  Só Precisa Rebolar? Performance e dinâmica cultural no cacuriá maranhense
Autor(es): Luiza De Menezes Delgado, Ana
Palavras-chave: Investigação; Tradição; Dança
Data do documento: 2005
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Luiza De Menezes Delgado, Ana; Sandroni, Carlos. Só Precisa Rebolar? Performance e dinâmica cultural no cacuriá maranhense. 2005. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.
Resumo: Criada no início da década de 70 na cidade de São Luís, a dança do cacuriá é conhecida hoje em vários Estados do Brasil como manifestação tradicional maranhense. Em São Luís, os grupos são numerosos, e a dança está difundida em praticamente todos os bairros populares. Este trabalho esquadrinha a invenção e a difusão do cacuriá, sua trajetória do mundo rural ao mundo urbano, onde se difunde e se transforma largamente. Considerada uma dança cheia de simbolismos , as transformações sofridas pela manifestação, enquanto texto cultural, apontam no sentido de uma erotização crescente, constantemente discutida por aqueles que participam de seu universo. A emergência urbana dessa manifestação popular e a preocupação com a corporeidade e a visualidade enquanto fenômenos enfatizados pela cultura contemporânea são algumas questões investigadas. A análise busca contemplar um universo heterogêneo, constituído por diferentes grupos, assim como a historicidade inerente ao surgimento dessa tradição
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/647
Aparece na(s) coleção(ções):Teses de Doutorado - Antropologia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo4496_1.pdf2,98 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.