Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64678
Compartilhe esta página
Título: | Fecundação humana: proposta de sequência de Ensino Por Investigação (SEI) para auxiliar docentes do Ensino Médio |
Autor(es): | SANTOS, Jacqueline Ferreira dos |
Palavras-chave: | Fecundação humana; Sequência de ensino por investigação; Gamificação |
Data do documento: | 19-Mar-2025 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | SANTOS, Jacqueline Ferreira dos. Fecundação humana: proposta de sequência de Ensino Por Investigação (SEI) para auxiliar docentes do Ensino Médio. 2025. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | O ensino da Biologia é constituído por particularidades e ramos que abrem a visão do alunado para um mundo repleto de curiosidades a respeito de um universo tanto macroscópico quanto microscópico. Fazendo parte dos componentes curriculares no ensino médio existem os conteúdos relacionados a área da embriologia, que também pode ser definida como altamente interdisciplinar, pois nela se interseccionam conceitos da bioquímica, genética, biologia celular, histologia e anatomia. Por se tratar de um ramo da Biologia repleto de complexidades, faz-se necessário o uso de metodologias diversificadas para superar o ensino monótono e voltado apenas para a memorização de termos e conceitos científicos. Com o intuito de auxiliar os professores no ensino da Biologia, esse trabalho teve como objetivo propor uma sequência de ensino por investigação (SEI) sobre o conteúdo de fecundação humana. Existem na literatura várias formas de transformar a metodologia em um processo ativo, atrativo e protagonizado pelos estudantes em sala de aula e, uma dessas formas, é por meio da utilização de jogos lúdicos. Desta forma, a SEI sugerida utiliza, em uma das suas etapas, a gamificação como metodologia ativa do processo de ensino-aprendizagem. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64678 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Jacqueline Ferreira dos Santos.PDF | 5,94 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons