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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64638
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Título: | Aulas de teoria Musical no projeto social: conteúdos, metodologias e concepções docentes. |
Autor(es): | ARAÚJO, Sara Caroline Cesar da Silva |
Palavras-chave: | Teoria musical; Ensino de teoria musical; Educação musical e projeto social; Concepções de professores de música |
Data do documento: | 27-Jan-2025 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | ARAÚJO, Sara Caroline Cesar da Silva. Aulas de teoria musical no projeto social: conteúdos, metodologia e concepções docentes. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | A pesquisa desenvolvida teve como objetivo central compreender as concepções, os conteúdos e as metodologias de ensino que caracterizam as aulas de teoria musical em um projeto social, tendo como campo empírico o Setor de Educação Musical, de uma instituição de cunho social, localizada em Recife (PE). Através da abordagem qualitativa e dos pressupostos teóricos e práticos do estudo de caso, os dados foram coletados através da realização de observação participante, entrevistas semiestruturadas e análise em fontes documentais. A revisão de literatura contemplou produções que versavam sobre ensino de teoria musical em diversos contextos educacionais, considerando - revistas e anais brasileiros, vinculadas ao campo da educação musical. A fundamentação teórica foi orientada por compreensões sobre música e educação musical, teoria musical e as características de seu ensino, bem como os objetivos e as finalidades do ensino de música em projetos sociais. Os resultados da pesquisa, com relação às concepções, evidenciam que os educadores participantes do estudo enfrentam desafios ao tentar integrar teoria musical e prática instrumental, resultando em uma fragmentação pedagógica. Sobre os conteúdos trabalhados, observou-se a intenção de integrar teoria e prática, mas há uma desconexão entre o discurso pedagógico e a prática em sala de aula, especialmente em relação à separação entre os alunos que estudam músicas de concerto e outros que frequentam as aulas da instituição com ênfase na música popular. No que diz respeito à metodologia utilizada, a pesquisa revelou a busca de romper com os padrões tradicionais, de influência conservatorial e pouco flexíveis, ainda se mostra um desafio. Embora os resultados da pesquisa não possam ser generalizados, eles oferecem contribuições significativas acerca das perspectivas do ensino de teoria musical em um projeto social. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64638 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Música |
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