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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64588
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | COZIC, Bertrand Roger Guillaume | - |
dc.contributor.author | SILVA, Aldemir Henrique da | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-22T15:12:17Z | - |
dc.date.available | 2025-07-22T15:12:17Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-16 | - |
dc.date.submitted | 2025-07-10 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Aldemir Henrique da. Ensino de geografia e artes urbanas: uma leitura sobre as marcas nas paisagens e nos territórios do Recife. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso-(Geografia)- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64588 | - |
dc.description.abstract | Há milhares de anos a humanidade usa de simbolismos para procurar uma comunicação plena entre si, expressar fatos cotidianos e rituais culturais em seu ambiente de convivência. No tempo contemporâneo, ainda que tenha ocorrido o desenvolvimento cognitivo, ainda sim, as necessidades de expressão ao mundo exterior passam com devido grau de importância no uso dos grafismos, sendo os mais modernos na figura do grafite. O século XX foi decisivo na instrumentação do seu uso como uma das formas de reivindicação de direitos característicos do meio urbano, principalmente em grandes metrópoles internacionais, tornando as cidades suas imensas galerias de artes. Logo, os grafites também se tornaram instrumentos nas metrópoles brasileiras, tendo início em São Paulo e se espalhando pelo resto do país, com destaque às aplicações ocorridas no Recife, em especial ao bairro do Cabanga, local base para a pesquisa de campo feita para este trabalho. Na capital pernambucana, essas marcas estão presentes em diversos ambientes Contudo, na disputa por espaço e poder, é evidente as tensões causadas, ainda que por muitas vezes os autores e suas artes passem despercebidos no movimento cotidiano. Portanto, em uma perspectiva de democratização do ensino e do uso imersivo da realidade dos estudantes de educação básica no ambiente escolar, será trabalhado a aplicação e a análise do território e da paisagem através do uso das artes urbanas, em especial do grafite, no contexto da metrópole do Recife. | pt_BR |
dc.format.extent | 53p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Grafite | pt_BR |
dc.subject | Arte urbana | pt_BR |
dc.subject | Território | pt_BR |
dc.subject | Espaço urbano | pt_BR |
dc.subject | Paisagem | pt_BR |
dc.title | Ensino de geografia e artes urbanas: uma leitura sobre as marcas nas paisagens e nos territórios do Recife | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/1553924969182390 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5321058202819628 | pt_BR |
dc.description.abstractx | For thousands of years, humanity has used symbolism to seek full communication with each other, express daily events and cultural rituals in their living environment. In contemporary times, even though cognitive development has taken place, the need to express oneself to the outside world is still reflected in the use of graffiti, the most modern of which is graffiti. The 20th century was decisive in instrumentalizing its use as one of the forms of claiming rights characteristic of the urban environment, especially in large international metropolises, making cities immense art galleries. Soon, graffiti also became an instrument in the Brazilian metropolises, starting in São Paulo and spreading to the rest of the country, especially in Recife,especially the Cabanga neighborhood, the local base for the field research carried out for this work. However, in the dispute for space and power, the tensions caused are evident, even though the authors and their art often go unnoticed in the daily movement. Therefore, with a view to democratizing teaching and the immersive use of the reality of basic education students in the school environment, we will work on the application and analysis of territory and landscape through the use of urban arts, especially graffiti, in the context of the metropolis of Recife. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Geografia | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CFCH-DCG) - Departamento de Ciências Geográficas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CFCH-Curso de Geografia (Licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-8609-3230 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Geografia (Licenciatura) |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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TCC Aldemir Henrique da Silva.pdf | 38,86 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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