Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64559

Comparte esta pagina

Título : Perspectivas de avaliação da aprendizagem na formação de professores de Biologia : um estudo acerca das relações das demandas avaliativas e as principais estratégias de coping
Autor : NOVAES, Caroline Gessica Gomes de
Palabras clave : Gerações da avaliação; Licenciatura em Biologia; Estratégias de enfrentamento
Fecha de publicación : 27-nov-2024
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : NOVAES, Caroline Gessica Gomes de. Perspectivas de avaliação da aprendizagem na formação de professores de Biologia: um estudo acerca das relações das demandas avaliativas e as principais estratégias de coping. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Resumen : O ingresso no ensino superior é um momento marcante que traz novas metodologias e normas. A Avaliação da Aprendizagem, aspecto central dessa fase, pode ser muito estressante, causando medo, insônia e outros sintomas negativos, tornando-se uma experiência difícil para muitos estudantes. Os métodos de avaliação, frequentemente usados como ferramentas de ameaça em busca da disciplina, podem causar impactos emocionais duradouros e até transtornos psicológicos graves. Ciente disso, a pesquisa, em tela, apresenta a seguinte inquietação: Quais perspectivas avaliativas estão presentes nos cursos de Formação de Professores em Biologia e como suas demandas influenciam nas principais estratégias de coping? Para responder essa questão, a pesquisa tem o objetivo geral de analisar as perspectivas de avaliação da aprendizagem presentes nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC’s) de Licenciatura em Biologia das Instituições de Ensino Superior (IES) Federais do Estado de Pernambuco e a influência de suas demandas avaliativas nas principais estratégias de coping; e como objetivos específicos: (I) Identificar as propostas avaliativas presentes nos PPCs de acordo com as Gerações da Avaliação;(ii) Caracterizar as Estratégias de Coping relacionadas às Gerações avaliativas identificadas nos PPC’s; (iii) Compreender a influência das demandas avaliativas de cada Geração caracterizadas nos PPC’s com as estratégias de coping. Diante disso, foi realizada uma pesquisa documental, com objetivos descritivos e abordagem qualitativa. A organização da coleta de dados se deu a partir das três etapas de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016) e seus dados foram analisados a partir dos aportes teóricos das Gerações da Avaliação (GUBA; LINCOLN, 2011) e das Estratégias de Coping (FOLKMAN; LAZARUS, 1986). Após nossa pesquisa, observamos que, dois dos PPCs analisados apresentam uma perspectiva de avaliação de Primeira Geração e um PPC apresenta perspectiva de avaliação de Segunda Geração, também observamos que falta aprofundamento nas discussões a respeito da avaliação nos componentes curriculares dos respectivos cursos. Assim, ao final de nossa pesquisa foi possível apresentar um ensaio teórico relacionando as estratégias de coping e as Gerações da Avaliação, de modo a evidenciar de que forma as práticas avaliativas afetam a maneira como os estudantes lidam com as suas demandas e lançam mão das Estratégias de Coping.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64559
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Caroline Gessica Gomes de Novaes.pdf1,58 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons