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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64559

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dc.contributor.advisorVIANA, Kilma da Silva Lima-
dc.contributor.authorNOVAES, Caroline Gessica Gomes de-
dc.date.accessioned2025-07-21T15:16:12Z-
dc.date.available2025-07-21T15:16:12Z-
dc.date.issued2024-11-27-
dc.identifier.citationNOVAES, Caroline Gessica Gomes de. Perspectivas de avaliação da aprendizagem na formação de professores de Biologia: um estudo acerca das relações das demandas avaliativas e as principais estratégias de coping. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64559-
dc.description.abstractO ingresso no ensino superior é um momento marcante que traz novas metodologias e normas. A Avaliação da Aprendizagem, aspecto central dessa fase, pode ser muito estressante, causando medo, insônia e outros sintomas negativos, tornando-se uma experiência difícil para muitos estudantes. Os métodos de avaliação, frequentemente usados como ferramentas de ameaça em busca da disciplina, podem causar impactos emocionais duradouros e até transtornos psicológicos graves. Ciente disso, a pesquisa, em tela, apresenta a seguinte inquietação: Quais perspectivas avaliativas estão presentes nos cursos de Formação de Professores em Biologia e como suas demandas influenciam nas principais estratégias de coping? Para responder essa questão, a pesquisa tem o objetivo geral de analisar as perspectivas de avaliação da aprendizagem presentes nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC’s) de Licenciatura em Biologia das Instituições de Ensino Superior (IES) Federais do Estado de Pernambuco e a influência de suas demandas avaliativas nas principais estratégias de coping; e como objetivos específicos: (I) Identificar as propostas avaliativas presentes nos PPCs de acordo com as Gerações da Avaliação;(ii) Caracterizar as Estratégias de Coping relacionadas às Gerações avaliativas identificadas nos PPC’s; (iii) Compreender a influência das demandas avaliativas de cada Geração caracterizadas nos PPC’s com as estratégias de coping. Diante disso, foi realizada uma pesquisa documental, com objetivos descritivos e abordagem qualitativa. A organização da coleta de dados se deu a partir das três etapas de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016) e seus dados foram analisados a partir dos aportes teóricos das Gerações da Avaliação (GUBA; LINCOLN, 2011) e das Estratégias de Coping (FOLKMAN; LAZARUS, 1986). Após nossa pesquisa, observamos que, dois dos PPCs analisados apresentam uma perspectiva de avaliação de Primeira Geração e um PPC apresenta perspectiva de avaliação de Segunda Geração, também observamos que falta aprofundamento nas discussões a respeito da avaliação nos componentes curriculares dos respectivos cursos. Assim, ao final de nossa pesquisa foi possível apresentar um ensaio teórico relacionando as estratégias de coping e as Gerações da Avaliação, de modo a evidenciar de que forma as práticas avaliativas afetam a maneira como os estudantes lidam com as suas demandas e lançam mão das Estratégias de Coping.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectGerações da avaliaçãopt_BR
dc.subjectLicenciatura em Biologiapt_BR
dc.subjectEstratégias de enfrentamentopt_BR
dc.titlePerspectivas de avaliação da aprendizagem na formação de professores de Biologia : um estudo acerca das relações das demandas avaliativas e as principais estratégias de copingpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1400184787560650pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9895116285470551pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxEntering higher education is a significant moment that introduces new methodologies and regulations. Learning assessment, a central aspect of this phase, can be highly stressful, causing fear, insomnia, and other negative symptoms, making it a challenging experience for many students. Assessment methods, often used as tools of pressure to enforce discipline, can lead to lasting emotional impacts and even severe psychological disorders. Aware of this, the present research raises the following question: What assessment perspectives are present in Biology Teacher Training programs, and how do their demands influence the main coping strategies? To address this question, the study aims to analyze the learning assessment perspectives present in the Pedagogical Course Projects (PPCs) of Biology Teaching Degree programs at Federal Higher Education Institutions (HEIs) in the state of Pernambuco and the influence of their assessment demands on coping strategies. The specific objectives are: (i) To identify the assessment proposals in the PPCs according to the Generations of Evaluation; (ii) To characterize the coping strategies related to the assessment generations identified in the PPCs; (iii) To understand the influence of the assessment demands of each generation characterized in the PPCs on coping strategies. To achieve this, a documentary research was conducted with descriptive objectives and a qualitative approach. Data collection was organized based on the three stages of Content Analysis (BARDIN, 2016), and data were analyzed through the theoretical framework of the Generations of Evaluation (GUBA; LINCOLN, 2011) and Coping Strategies (FOLKMAN; LAZARUS, 1986). Our findings indicate that two of the analyzed PPCs present a First-Generation assessment perspective, while one PPC follows a Second-Generation perspective. Additionally, we observed a lack of in-depth discussions regarding assessment within the curricular components of these programs. As a result, our research presents a theoretical essay linking coping strategies to the Generations of Evaluation, highlighting how assessment practices influence students’ ways of handling academic demands and employing coping strategies.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

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