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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64557
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Título: | O Uso da aprendizagem baseada em problemas para a análise do desenvolvimento do pensamento crítico na apresentação da temática de química forense |
Autor(es): | MOURA, Allison de Queiroz |
Palavras-chave: | Ensino por investigação; Imersão discente; Raciocínio lógico |
Data do documento: | 24-Out-2024 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | MOURA, Allison de Queiroz. O Uso da aprendizagem baseada em problemas para a análise do desenvolvimento do pensamento crítico na apresentação da temática de química forense. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. |
Abstract: | As dificuldades encontradas no ensino de ciências têm sido marcadas pelo desinteresse dos estudantes, o que pode estar relacionado com as dificuldades para o entendimento dos modelos científicos, que fundamentam esta ciência, ou pela falta do olhar crítico destes. Sendo assim, a utilização da Aprendizagem baseada em problema pautada na investigação, apresenta-se como um método alternativo ao ensino de ciências passível de favorecer o desenvolvimento da criticidade, pois favorece a problematização dos conceitos, fazendo com que os estudantes interajam com o objeto de estudo. O método possibilita interações que proporcionam a aprendizagem colaborativa, onde os grupos de estudantes envolvidos aprendem juntos através da troca de conhecimento, com o intuito de desenvolver a aprendizagem. O presente trabalho objetivou analisar como a aprendizagem baseada em problemas pautada na Química forense pode contribuir para o desenvolvimento do pensamento crítico a partir da imersão discente promovida pela resolução de um crime fictício. A pesquisa é exploratória, pois essa é uma estratégia utilizada em pesquisas que buscam examinar um fenômeno contemporâneo dentro de seu contexto, onde os dados foram coletados, através dos diários de bordo e das propostas de elucidação criminal. A análise da proposta de elucidação criminal produzida pelos alunos permitiu perceber como o pensamento crítico contribuiu para construção do raciocínio lógico em uma atividade de caráter investigativo. Com isso, os diários de bordo permitiram compreender as contribuições da aprendizagem colaborativa a partir da abordagem da Aprendizagem Baseada em Problemas. Por fim, com relação às contribuições da atividade para a compreensão dos conceitos, essa atividade permitiu aos estudantes refletir sobre a importância do uso da Aprendizagem Baseada em Problemas pautada na Investigação e no seu processo de aprendizagem. Portanto, essa atividade auxiliou os estudantes na tomada de decisão, análise e entendimento dos fenômenos e suas implicações, a partir da imersão na cena do crime. Foi possível perceber o uso do raciocínio lógico através da análise minuciosa das evidências e a construção de uma linha de raciocínio coerente, enquanto a argumentação proporcionou um debate estruturado e a validação das hipóteses. A aprendizagem colaborativa desempenhou um papel crucial ao integrar as diferentes perspectivas e conhecimentos, enriquecendo a solução proposta. A combinação desses elementos possibilitou uma abordagem eficaz para compreender e resolver o crime fictício, evidenciando a importância da integração entre lógica, debate e cooperação no processo investigativo. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64557 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
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