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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão-
dc.contributor.authorSANTOS, Aldeci Pereira dos-
dc.date.accessioned2025-07-21T15:07:37Z-
dc.date.available2025-07-21T15:07:37Z-
dc.date.issued2025-03-17-
dc.identifier.citationSANTOS, Aldeci Pereira dos. A linguagem probabilística na educação infantil por meio de um itinerário de ensino com crianças de 4 a 6 anos. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64554-
dc.description.abstractA exploração da linguagem probabilística na Educação Infantil é importante para o desenvolvimento cognitivo das crianças. Este tema foi escolhido devido à necessidade de mais estudos na área, especialmente considerando a importância dessa etapa inicial da Educação Básica. O objetivo geral desta pesquisa é analisar as ideias intuitivas de Probabilidade que emergem a partir de um Itinerário de Ensino envolvendo a exploração da linguagem probabilística com crianças de 4 a 6 ano da Educação Infantil. Especificamente, busca-se: Explorar ideias intuitivas que emergem sobre aleatoriedade e Probabilidade a partir de situações de ensino com crianças de 4 a 6 anos; identificar os termos utilizados pelas crianças de 4 a 6 anos ao apresentar ideias probabilísticas; e analisar como as crianças compreendem os significados dos termos probabilísticos ao interpretarem diferentes eventos em situações de ensino que envolve materiais manipuláveis e experimentações. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada em duas turmas da Educação Infantil – uma com crianças de 4 a 5 anos (20 participantes) e outra com crianças de 5 a 6 anos (15 participantes) – em um centro de Educação Infantil no município de Camaragibe/PE. Para alcançar os objetivos propostos, foi desenvolvido um Itinerário de Ensino composto por quatro tarefas que exploraram a linguagem probabilística (certo, possível, impossível e provável), além de conceitos como números, quantidades, comparação e avaliação probabilística. Os resultados indicam que as crianças desenvolvem concepções próprias sobre Probabilidade, utilizando uma linguagem baseada em suas experiências, evidenciando conhecimentos informais que podem ser explorados intuitivamente. As crianças associam a impossibilidade à ausência de algo, a possibilidade à presença de algo e a certeza às informações fornecidas. A identificação de eventos com maior Probabilidade foi feita por meio da comparação mais/menos. Na Educação Infantil, a maioria dos termos utilizados ainda pertence à categoria de expressões comuns, abrangendo tanto o contexto matemático quanto o cotidiano. Sugere-se que estudos futuros incluam tarefas que explorem outras representações da Probabilidade, como a linguagem numérica, tabular e gráfica, de forma gradual, que incorporem outros termos no vocabulário das crianças.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectProbabilidadept_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectAleatoriedadept_BR
dc.subjectItinerário de ensinopt_BR
dc.subjectEducação estatísticapt_BR
dc.titleA linguagem probabilística na educação infantil por meio de um itinerário de ensino com crianças de 4 a 6 anospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9377072533571168pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4866964083641498pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxThe exploration of probabilistic language in Early Childhood Education is important for children's cognitive development. This topic was chosen due to the need for further studies in the area, especially considering the importance of this initial stage of Basic Education. The general objective of this research is to analyze the intuitive ideas of Probability that emerge from a Teaching Itinerary involving the exploration of probabilistic language with children from 4 to 6 years of Early Childhood Education. Specifically, the aim is to: Explore intuitive ideas that emerge about randomness and Probability from teaching situations with children from 4 to 6 years of age; identify the terms used by children from 4 to 6 years of age when presenting probabilistic ideas; and analyze how children understand the meanings of probabilistic terms when interpreting different events in teaching situations that involve manipulable materials and experiments. The qualitative research was conducted in two Early Childhood Education classes – one with children aged 4 to 5 (20 participants) and the other with children aged 5 to 6 (15 participants) – at an Early Childhood Education center in the city of Camaragibe/PE. To achieve the proposed objectives, a Teaching Itinerary was developed consisting of four tasks that explored probabilistic language (certain, possible, impossible and probable), in addition to concepts such as numbers, quantities, comparison and probabilistic evaluation. The results indicate that children develop their own conceptions about Probability, using a language based on their experiences, evidencing informal knowledge that can be explored intuitively. Children associate impossibility with the absence of something, possibility with the presence of something and certainty with the information provided. The identification of events with greater Probability was done through the comparison more/less. In Early Childhood Education, most of the terms used still belong to the category of common expressions, covering both the mathematical context and everyday life. It is suggested that future studies include tasks that explore other representations of Probability, such as numerical, tabular and graphical language, gradually incorporating other terms into children's vocabulary.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

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