Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64534

Share on

Title: Narrativas sobre encontros afetivo-sexuais entre homens em aplicativos sociais móveis : desejos, corpos, encruzilhadas e itinerários
Authors: OLIVEIRA NETO, José Gomes de
Keywords: Masculinidades; Aplicativo de relacionamento; Território
Issue Date: 14-Mar-2025
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: OLIVEIRA NETO, José Gomes de. Narrativas sobre encontros afetivo-sexuais entre homens em aplicativos sociais móveis: desejos, corpos, encruzilhadas e itinerários. 2025.Tese (Doutorado em Psicologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Esta tese tem como objetivo geral analisar a produção de sentidos sobre masculinidade entre homens que mantém relações afetivo-sexuais com outros homens, via aplicativos social móvel, em cidade nordestina de médio porte. A fundamentação teórica se orienta a partir de reflexões feministas, pós-construcionistas, sobre performatividade de gênero, compreendida como tecnologia do sistema sexo-gênero, que tensiona normas culturais. A territorialidade e o ciberespaço são aqui definidos como espaços simbólicos que conformam práticas sociais e sexuais. O método empregado foi o da Metodologia de Produção de Narrativas (MPN), no qual se prioriza a coautoria entre pesquisador e interlocutores, na construção discursiva. Foram produzidas/analisadas quatro narrativas que foram desenvolvidas por meio de entrevistas dialogadas, seguidas por devolutivas que permitiram ajustes colaborativos. Este método possibilitou compreender tensões e negociações sobre gênero e sexualidade, enfatizando a interação entre contextos culturais, históricos e as dinâmicas específicas das experiências dos participantes. Os resultados sugerem como as narrativas e devolutivas propiciaram um espaço transformador para os interlocutores, destacando múltiplas formas de resistência e ressignificação das masculinidades dissidentes. O encontro dialógico sinalizou o impacto do território físico e digital na produção de subjetividades, destacando estratégias de visibilidade, ocultamento e agência frente às normatividades cisheteronormativas. A prática ética de devolutiva permitiu a coautoria dos participantes, reforçando a pluralidade de significados e o protagonismo na construção do conhecimento, em um contínuo de aprendizado e transformação.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64534
Appears in Collections:Teses de Doutorado - Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE José Gomes de Oliveira Neto.pdf1,15 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons