Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64507

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPATRIOTA, Karla Regina Macena Pereira-
dc.contributor.authorBEZERRA, Antoniêta Fernanda Mesquita-
dc.date.accessioned2025-07-18T18:26:04Z-
dc.date.available2025-07-18T18:26:04Z-
dc.date.issued2025-03-14-
dc.identifier.citationBEZERRA, Antoniêta Fernanda Mesquita. Tudo posso na rede que me fortalece: espiritualidade e motivação em Deive Leonardo. 2025. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64507-
dc.description.abstractNum contexto em que as redes sociais são o principal palco de expressão de identidades religiosas, o surgimento de celebridades da fé no cenário majoritariamente cristão do Brasil é mais do que compreensível. Nessa trilha, este trabalho tem como objeto de estudo o evangelista e influenciador Deive Leonardo, que conta com 16,8 milhões de seguidores no Instagram e 10 milhões de inscritos no YouTube, ocupando o lugar de pregador individual com maior alcance nas redes atualmente. A presente pesquisa investiga os elementos decisivos na construção da figura midiática de Leonardo, a partir de duas linhas de observação que se entrecruzam, uma baseada na materialidade audiovisual publicada nas plataformas online (YouTube e Instagram) e outra voltada para o próprio Leonardo como figura midiática e como uma marca em si mesmo ao buscar inserção em outros mercados. Para tal, investigamos a trajetória de Leonardo e nos debruçamos sobre a persona midiática construída, esquadrinhando o ethos pela visão da linha francesa da Análise do Discurso, bem como a importância do carisma na circulação da mensagem, para entender como esse ethos o coloca numa posição de falante autorizado, observando as noções de lugar de fala e cenografia discursiva, especialmente no contexto religioso. A partir de então, analisamos o conteúdo no que diz respeito às interseções entre o sermão e a palestra motivacional como gêneros transmutados, com o intuito de apontar os componentes que Leonardo acolhe e desconsidera de cada gênero, possibilitando a hibridização que nos parece muito bem recebida pelo público, ao se distanciar dos moldes mais convencionais de pregação. Além disso, verificamos o que emerge da Teologia da Prosperidade e do Coaching como matrizes discursivas na mensagem de Leonardo, através de conjuntos de enunciados temáticos, reproduzidos e legitimados na esfera midiática, visando identificar quais deles são reafirmados, modificados ou descartados. Por fim, exploramos os efeitos da grande popularidade de Leonardo nos empreendimentos para além da produção de conteúdo, como a Associação Evangelística Deive Leonardo, o aplicativo de suporte espiritual “O dia seguinte”, a Deive Leonardo Store e a Editora Preach.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectInfluenciadores digitaispt_BR
dc.subjectCelebridades da fépt_BR
dc.subjectCultura da inspiraçãopt_BR
dc.subjectTeologia daProsperidadept_BR
dc.subjectCoachingpt_BR
dc.titleTudo posso na rede que me fortalece: espiritualidade e motivação em Deive Leonardopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1543754071315934pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3518204311819015pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Comunicacaopt_BR
dc.description.abstractxIn a context that views social media as the primary stage to express religious beliefs, the emergence of faith celebrities within the widely Christian population in Brazil is entirely understandable. In light of this, the object of this study is the evangelist and influencer Deive Leonardo, who is currently the individual preacher with the broadest reach on digital platforms, due to his 16.8 million followers on Instagram and 10 million subscribers on YouTube. This research investigates the most significant elements which contribute to Leonardo's media persona, through two interwoven lines of observation, one based on the audiovisual material available online (on YouTube and Instagram) and the other focused on Leonardo himself as a media figure, as well as the personal branding strategies he has employed in order to break through to additional market segments. To that end, we investigated Leonardo's trajectory and focused on the media persona he constructed, examining his ethos from the French school of discourse analysis’ perspective, along with the importance of charisma in the dissemination of the message, to understand how his ethos presents him as an authorized speaker, observing the notions of place of speech and discursive scenography, especially in the religious context. Furthermore, we analyzed the content in regards to the intersections between the sermon and the motivational speech (as seen in lectures, talks and workshops) as transmuted genres, pointing out the components that Leonardo embraces and disregards from each one, enabling a hybridization that seems to be very well received by the public, as it distances itself from the more conventional preaching models. We also examine what emerges from the Prosperity Theology and Coaching as discursive axes in Leonardo’s message, through sets of thematic statements, reproduced and legitimized in the media sphere, identifying which are reaffirmed, modified or discarded. Finally, we explore the effects of Leonardo’s great popularity as entrepreneurial efforts beyond content production, such as the Deive Leonardo Evangelistic Association, the spiritual support app “O dia seguinte”, the Deive Leonardo Store and the Preach Publishing House.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Antonieta Fernanda Mesquita Bezerra.pdf8,21 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons