Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64451

Share on

Title: As posições-sujeito-mulher em “Tieta do Agreste”: uma leitura discursiva sobre as normas de gênero
Authors: Arruda, Tayná Maria Sales de
Keywords: Análise de Discurso; Posição-sujeito; Gênero; Literatura; Educação; Mulher
Issue Date: 18-Oct-2024
Citation: Arruda, Tayná Maria Sales de. As posições-sujeito-mulher em “Tieta do Agreste”: uma leitura discursiva sobre as normas de gênero. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras - Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O presente trabalho tem como proposta articular a interface entre os estudos discursivos, de gênero, literatura e ensino. Ancorada sob a Análise de Discurso histórico-materialista, a pesquisa se encarrega de analisar as posições-sujeito-mulher em “Tieta do Agreste”, do autor Jorge Amado, pensando os efeitos de sentido produzidos nas/a partir das posições-sujeito ocupadas pela protagonista na trama. O trabalho com as práticas discursivas desemboca nas práticas docentes, pensando assim, um ensino de língua portuguesa subversivo às normas de gênero. Dessa forma, a pesquisa busca entender como a literatura, em especial a obra analisada, pode contribuir para questionar e subverter as normas de gêneros estabelecidas socialmente. Partindo disso, foram recortadas dezesseis sequências discursivas da obra, as quais trazem à tona três tomadas de posição por parte da personagem, sendo elas: Tieta do Agreste, Madame Antoinette e Antonieta Esteves Cantarelli. A análise se deu a partir de conceitos caros à AD como os de sujeito, formação discursiva, forma-sujeito e posição-sujeito, tendo como embasamento teórico-metodológico os estudos de Pêcheux e Orlandi.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64451
Appears in Collections:(TCC) - Letras - Português

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC TAYNA MARIA SALES DE ARRUDA.pdf329,07 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons