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Título : Gamificação em apoio à capacitação de agentes de segurança em Recife: o lúdico para enfrentar o risco
Autor : RIBEIRO, Tiago de Sousa
Palabras clave : Gamificação; Simulação; Tecnologia da Informação; Segurança Pública; Treinamento
Fecha de publicación : 24-feb-2023
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : RIBEIRO, Tiago de Sousa. Gamificação em apoio à capacitação de agentes de segurança em Recife: o lúdico para enfrentar o risco. 2023. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : As instituições públicas estão sempre em busca de soluções inovadoras para potencializarem sua performance de trato com as demandas sociais. Além disso, a interminável revolução tecnológica lançada no front social pela tecnologia da informação faz com que os gestores tentem conciliar o aumento da produtividade com o aprendizado contínuo dos colaboradores, em busca do aprimoramento e melhoria da qualidade dos serviços. Entre as políticas mais prementes desta busca transformacional, fomentada por inovação, uso de ferramentas, modelos e sistemas, erguem-se aquelas que tratam de segurança pública. Nesse contexto, também surge a gamificação como um instrumento que busca o engajamento das pessoas para um desempenho mais eficaz, servindo como meio em processos instrucionais. A gamificação é considerada como processo de pensamento e mecânica de jogo para motivar os usuários e solucionar problemas. Para tanto, são utilizados cenários lúdicos, que simulam e exploram fenômenos com objetivos extrínsecos e quando empregados têm a capacidade de motivar e educar as pessoas envolvidas. Diante disso, esta dissertação investigou as contribuições da gamificação para o aprendizado e desempenho no âmbito do treinamento profissional via simulação de eventos na área de segurança pública, a partir de sua adoção em plataformas computacionais, em programas de capacitação funcional de treinamento de agentes militares da segurança pública do Estado de Pernambuco. Os resultados obtidos demostraram adequação, aceitação e viabilidade do uso, com incremento de estímulos, dada a mais fiel representação do ambiente de ocorrências das tarefas, embora ressalte-se a necessidade de sincronização com a instrução militar e com os regramentos e realidade institucionais e de legislação. A análise experimental revelou ainda um bom potencial de uso em várias disciplinas formativas de capacitação de agentes no futuro, oferecendo ainda boas perspectivas em termos de custos e ajuste à realidade pernambucana.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64420
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Administração

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