Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64420
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | DORNELAS, Jairo Simião | - |
dc.contributor.author | RIBEIRO, Tiago de Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-15T17:10:27Z | - |
dc.date.available | 2025-07-15T17:10:27Z | - |
dc.date.issued | 2023-02-24 | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Tiago de Sousa. Gamificação em apoio à capacitação de agentes de segurança em Recife: o lúdico para enfrentar o risco. 2023. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64420 | - |
dc.description.abstract | As instituições públicas estão sempre em busca de soluções inovadoras para potencializarem sua performance de trato com as demandas sociais. Além disso, a interminável revolução tecnológica lançada no front social pela tecnologia da informação faz com que os gestores tentem conciliar o aumento da produtividade com o aprendizado contínuo dos colaboradores, em busca do aprimoramento e melhoria da qualidade dos serviços. Entre as políticas mais prementes desta busca transformacional, fomentada por inovação, uso de ferramentas, modelos e sistemas, erguem-se aquelas que tratam de segurança pública. Nesse contexto, também surge a gamificação como um instrumento que busca o engajamento das pessoas para um desempenho mais eficaz, servindo como meio em processos instrucionais. A gamificação é considerada como processo de pensamento e mecânica de jogo para motivar os usuários e solucionar problemas. Para tanto, são utilizados cenários lúdicos, que simulam e exploram fenômenos com objetivos extrínsecos e quando empregados têm a capacidade de motivar e educar as pessoas envolvidas. Diante disso, esta dissertação investigou as contribuições da gamificação para o aprendizado e desempenho no âmbito do treinamento profissional via simulação de eventos na área de segurança pública, a partir de sua adoção em plataformas computacionais, em programas de capacitação funcional de treinamento de agentes militares da segurança pública do Estado de Pernambuco. Os resultados obtidos demostraram adequação, aceitação e viabilidade do uso, com incremento de estímulos, dada a mais fiel representação do ambiente de ocorrências das tarefas, embora ressalte-se a necessidade de sincronização com a instrução militar e com os regramentos e realidade institucionais e de legislação. A análise experimental revelou ainda um bom potencial de uso em várias disciplinas formativas de capacitação de agentes no futuro, oferecendo ainda boas perspectivas em termos de custos e ajuste à realidade pernambucana. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FACEPE | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Gamificação | pt_BR |
dc.subject | Simulação | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia da Informação | pt_BR |
dc.subject | Segurança Pública | pt_BR |
dc.subject | Treinamento | pt_BR |
dc.title | Gamificação em apoio à capacitação de agentes de segurança em Recife: o lúdico para enfrentar o risco | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4206378290874404 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3980081716191136 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Administracao | pt_BR |
dc.description.abstractx | Public institutions are constantly seeking innovative solutions to enhance their performance in dealing with social demands. In addition, the endless technological revolution brought about by information technology in the social sphere forces managers to try to reconcile increased productivity with the continuous learning of their employees, in search of improving the quality of services. Among the most pressing policies of this transformative quest, fueled by innovation, the use of tools, models, and systems, are those that deal with public safety. In this context, gamification also emerges as an instrument that seeks to engage people for more effective performance, serving as a means in instructional processes. Gamification is considered a process of thinking and game mechanics to motivate users and solve problems. To this end, playful scenarios are used that simulate and explore phenomena with extrinsic objectives and, when employed, have the ability to motivate and educate the people involved. Therefore, this dissertation investigated the contributions of gamification to learning and performance in the context of professional training through event simulation in the area of public safety, based on its adoption in computational platforms, in functional training programs for military agents of public safety in the State of Pernambuco. The results obtained demonstrated the adequacy, acceptance, and viability of its use, with increased stimuli, given the more faithful representation of the task occurrence environment, although it is important to emphasize the need for synchronization with military instruction and with institutional and legal rules and reality. The experimental analysis also revealed good potential for use in several training disciplines for agents in the future, also offering good prospects in terms of costs and adaptation to the reality of Pernambuco. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Administração |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Tiago de Sousa Ribeiro.pdf | 4,04 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons