Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64418

Comparte esta pagina

Título : Monitoramento de contaminantes inorgânicos em pescados de rios do estado de Pernambuco afetados pelo derrame de óleo
Autor : LIMA, Jéssica Bruna de
Palabras clave : Metais; Peixe; Derramamento de óleo; Preparo de amostras; Espectrometria de Emissão Óptica por Plasma Acoplado Indutivamente (ICP OES)
Fecha de publicación : 29-feb-2024
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : LIMA, Jessica Bruna de. Monitoramento de contaminantes inorgânicos em pescados de rios do estado de Pernambuco afetados pelo derrame de óleo. 2024. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : O petróleo bruto consiste em uma mistura de compostos, incluindo hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPAs), compostos orgânicos voláteis (VOCs) e metais e metalóides, considerados tóxicos e que podem causar grandes impactos ambientais, além de serem potencialmente carcinogênicos e mutagênicos. Um dos maiores impactos ambientais é o vazamento de petróleo em navios petroleiros, gerando danos a curto e em longo prazo à vida marinha e humana. Em 2019, o litoral de Pernambuco foi uma das regiões atingidas pelo vazamento de óleo, e afetou tanto o setor econômico quanto o turismo. Nesse sentido, este trabalho propõe-se determinar metais essenciais aos seres vivos e marcadores de petróleo Cd, Co, Cu, Fe, Mg, Ni, Pb, V e Zn em 13 amostras pescados do litoral de Pernambuco e Alagoas, coletadas nas regiões que foram atingidas com o derrame de óleo em 2019, empregando o método de preparo de amostras por digestão ácida assistida por radiação micro-ondas e a técnica espectrométrica ICP OES, com o qual é possível quantificar os elementos simultaneamente. Para a avaliação do melhor método de digestão, empregou-se as ferramentas quimiométricas planejamento de experimentos do tipo 22. A melhor condição estabelecida consistiu no uso de 200 mg de amostra, 8 mL de HNO3 (4,2mol L-1) e 2 mL de H2O2 30% (v/v). Na determinação de Co, Ni e V, as concentrações foram inferiores aos limites de detecção 0,0742 mg kg-1, 0,332 mg kg-1 e 0,0565 mg kg-1, respectivamente. O Cu e o Zn foram detectados em todas as amostras variando de 0,49 mg kg-1 a 2,84 mg kg-1 e de 13,2 mg kg-1 a 135,6 mg kg-1, respectivamente. O teor de Pb variou de 1,16 mg kg-1 a 46,3 mg kg-1. A exatidão do método foi avaliada por comparação com o material de referência e foi possível validar o método para os seguintes metais: Fe, Mg, Ni e Zn. O método proposto apresentou resultados satisfatórios, tendo em vista que mostrou ser eficiente para a quantificação dos metais nas amostras de filés de peixe, sendo uma ferramenta analítica viável para monitoramento e avaliação de contaminação por metais em ecossistemas.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64418
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Química

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Jéssica Bruna de Lima.pdf555,5 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons