Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64410

Compartilhe esta página

Título: Viabilidade do filme polimérico de carboximetilcelulose e álcool polivinílico para revestimento de comprimidos sólidos
Autor(es): SOUZA, Beatriz Santos Nogueira de
Palavras-chave: Carboximetilcelulose (CMC); Filme polimérico; Revestimento
Data do documento: 3-Out-2024
Citação: SOUZA, Beatriz Santos Nogueira de. Viabilidade do filme polimérico de carboximetilcelulose e álcool polivinílico para revestimento de comprimidos sólidos. 2024. 33 f. TCC (Graduação) - Curso de Química Industrial, Departamento de Engenharia Química, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O processo de revestimento é uma das etapas críticas na fabricação de medicamentos sólidos orais que têm influência direta na condição física, química e microbiológica do produto acabado.Tendo em vista que os comprimidos orais são uma das formas mais comuns de administração de fármacos, a qualidade do revestimento desses comprimidos influencia diretamente na eficácia do tratamento e na experiência do paciente. Um revestimento eficaz protege o fármaco garantindo sua estabilidade e eficácia ao longo do tempo. Este trabalho teve como objetivo desenvolver um filme polimérico de CMC e PVA para revestir o comprimido sólido oral e realizar testes laboratoriais para avaliar se os parâmetros críticos da qualidade estão de acordo com a Farmacopeia Brasileira vigente. Para tanto, foi necessário avaliar a aceitabilidade visual, textura e aparência dos comprimidos revestidos e examinar a adesão e a uniformidade do filme nos comprimidos, verificando a consistência do revestimento e a ausência de defeitos. Para revestimentos com diferentes formulações foram realizados testes de medições de peso médio, dureza e espessura, bem como o teste de desintegração do comprimido e absorção de água do filme polimérico. Os resultados indicaram que o filme aquoso de carboximetilcelulose e glicerol apresentou melhor aderência, ausência de defeitos visíveis e desempenho positivo nas condições do estudo, alterando assim o filme polimérico. Com base neste estudo preliminar, a formulação proposta pode ter a sua confirmação de viabilidade com ensaios adicionais, tais como análise microbiológica e análise de identificação e quantificação da mistura.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64410
Aparece nas coleções:(TCC) - Química Industrial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Beatriz Santos Nogueira de Souza.pdf935,51 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons