Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6440
Title: Associação de marcadores (AFLP) com caracteres de interesse agronômico em clones elite de cana-de-açúcar (Sccharum spp)
Authors: Diniz, Michely Correia
Keywords: Cana-de-açúcar;AFLP;QTL;Seleção assistida;Programas de Melhoramento
Issue Date: 2007
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Correia Diniz, Michely; Akio Kido, Éderson. Associação de marcadores (AFLP) com caracteres de interesse agronômico em clones elite de cana-de-açúcar (Sccharum spp). 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Genética, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.
Abstract: O Brasil é o maior produtor de cana-de-açúcar que é uma das principais biomassas. O etanol, obtido da fermentação do caldo de cana-de-açúcar, é um combustível potencialmente global, por amenizar dois problemas mundiais, a escassez do petróleo e o efeito estufa. O melhoramento da cana-de-açúcar requer muitas avaliações (diferentes anos e locais), assim sendo o uso de marcadores moleculares pode auxiliar esse processo. A técnica de AFLP (Amplified Fragment Length Polymorphisms), de caráter multiplex, é ótima para geração de um grande número de marcadores a partir de poucas combinações de iniciadores. Este trabalho teve por objetivo detectar associações fenótipo-marcador em progênie (234/96) de híbridos de clones elites do melhoramento nacional de cana-deaçúcar, a partir de marcadores AFLP e os caracteres Fibra%Cana, PCC (POL%Cana) e TCH (tonelagem de cana por hectare), oriundos de oito ensaios, que avaliaram os dois ciclos da cultura (cana-planta e cana-soca) em duas localidades (Piracicaba e Jaú, ambas em SP). Foram detectados marcadores associados a prováveis QTLs (locos controladores de caracteres quantitativos), tanto de efeitos positivos quanto negativos, e para os três caracteres, individualmente. Alguns marcadores apresentaram também associação conjunta significativa (p < 0.05) para mais de um caráter. A seqüência de DNA de um marcador AFLP possibilitou o desenho de iniciadores específicos que amplificaram via PCR, com DNAs da progênie 234/96, três marcadores de efeitos negativos associados com Fibra%Cana, sendo um deles também associado com TCH e de efeito positivo. Esses marcadores foram considerados promissores para uso em Seleção Assistida, auxiliando os programas de melhoramento
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6440
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Genética

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo6214_1.pdf2.27 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.