Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64388

Comparte esta pagina

Título : Residência Pedagógica na Escola Municipal São Cristóvão, Recife-PE: educação antirracista e a lei 10.639
Autor : Vieira, Wollace Luiz
Palabras clave : Relações étnico-raciais; Ensino Básico; Lei 10.639; Antirracista
Fecha de publicación : 4-jun-2025
Citación : Vieira, Wollace Luiz. Residência Pedagógica na Escola Municipal São Cristóvão, Recife-PE: educação antirracista e a lei 10.639. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Geografia Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : O presente trabalho busca entender e compreender a importância da Lei 10.639/2003 como uma ferramenta para a luta antirracista no ambiente escolar, a partir de uma análise acerca dos processos que levaram até a promulgação da lei. No entanto, a efetividade de fato da norma e como ela interveio desde sua publicação no ambiente colegial, modificando a forma de abordagem do ensino das relações étnico-raciais no ensino fundamental 2 anos final especificamente aos 7º anos e 8º na Escola Municipal São Cristóvão em Recife-PE. A partir de uma abordagem metodológica qualitativa, realizou-se pesquisas bibliográfica, documental, historiográfica e pesquisa-ação. Contatou-se, que apesar da implementação da lei existem problemas em sua aplicação e fiscalização da prescrição em intercalar a interdisciplinaridade aos conteúdos como estabelece as Diretrizes Curriculares Nacional da Educação Básica – DCNS. Com a aplicação de uma sequência didática durante a Residência Pedagógica em meio ao dia da Consciência Negra foi estabelecido uma parte teórica e outra prática para a conscientização sobre as relações étnico-raciais.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64388
Aparece en las colecciones: (TCC) - Geografia (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Wollace Luiz Vieira_TCC_- Versão final.pdf1,81 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons