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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64388
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Título: | Residência Pedagógica na Escola Municipal São Cristóvão, Recife-PE: educação antirracista e a lei 10.639 |
Autor(es): | Vieira, Wollace Luiz |
Palavras-chave: | Relações étnico-raciais; Ensino Básico; Lei 10.639; Antirracista |
Data do documento: | 4-Jun-2025 |
Citação: | Vieira, Wollace Luiz. Residência Pedagógica na Escola Municipal São Cristóvão, Recife-PE: educação antirracista e a lei 10.639. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Geografia Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | O presente trabalho busca entender e compreender a importância da Lei 10.639/2003 como uma ferramenta para a luta antirracista no ambiente escolar, a partir de uma análise acerca dos processos que levaram até a promulgação da lei. No entanto, a efetividade de fato da norma e como ela interveio desde sua publicação no ambiente colegial, modificando a forma de abordagem do ensino das relações étnico-raciais no ensino fundamental 2 anos final especificamente aos 7º anos e 8º na Escola Municipal São Cristóvão em Recife-PE. A partir de uma abordagem metodológica qualitativa, realizou-se pesquisas bibliográfica, documental, historiográfica e pesquisa-ação. Contatou-se, que apesar da implementação da lei existem problemas em sua aplicação e fiscalização da prescrição em intercalar a interdisciplinaridade aos conteúdos como estabelece as Diretrizes Curriculares Nacional da Educação Básica – DCNS. Com a aplicação de uma sequência didática durante a Residência Pedagógica em meio ao dia da Consciência Negra foi estabelecido uma parte teórica e outra prática para a conscientização sobre as relações étnico-raciais. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64388 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Geografia (Licenciatura) |
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