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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64388

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Título: Residência Pedagógica na Escola Municipal São Cristóvão, Recife-PE: educação antirracista e a lei 10.639
Autor(es): Vieira, Wollace Luiz
Palavras-chave: Relações étnico-raciais; Ensino Básico; Lei 10.639; Antirracista
Data do documento: 4-Jun-2025
Citação: Vieira, Wollace Luiz. Residência Pedagógica na Escola Municipal São Cristóvão, Recife-PE: educação antirracista e a lei 10.639. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Geografia Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: O presente trabalho busca entender e compreender a importância da Lei 10.639/2003 como uma ferramenta para a luta antirracista no ambiente escolar, a partir de uma análise acerca dos processos que levaram até a promulgação da lei. No entanto, a efetividade de fato da norma e como ela interveio desde sua publicação no ambiente colegial, modificando a forma de abordagem do ensino das relações étnico-raciais no ensino fundamental 2 anos final especificamente aos 7º anos e 8º na Escola Municipal São Cristóvão em Recife-PE. A partir de uma abordagem metodológica qualitativa, realizou-se pesquisas bibliográfica, documental, historiográfica e pesquisa-ação. Contatou-se, que apesar da implementação da lei existem problemas em sua aplicação e fiscalização da prescrição em intercalar a interdisciplinaridade aos conteúdos como estabelece as Diretrizes Curriculares Nacional da Educação Básica – DCNS. Com a aplicação de uma sequência didática durante a Residência Pedagógica em meio ao dia da Consciência Negra foi estabelecido uma parte teórica e outra prática para a conscientização sobre as relações étnico-raciais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64388
Aparece nas coleções:(TCC) - Geografia (Licenciatura)

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