Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64369

Compartilhe esta página

Título: Avaliação de preparações de folhas de Bauhinia monandra contendo a lectina BmoLL sobre Biomphalaria glabrata, cercárias de Schistosoma mansoni e monitoramento ambiental com Danio rerio
Autor(es): AGUIAR, Thierry Wesley de Albuquerque
Palavras-chave: Efeito embriotóxico; Esquistossomose mansônica; Potencial moluscicida; Lectina; Ecotoxicicidade
Data do documento: 16-Nov-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: AGUIAR, Thierry Wesley de Albuquerque. Avaliação de preparações de folhas de Bauhinia monandra contendo a lectina BmoLL sobre Biomphalaria glabrata, cercárias de Schistosoma mansoni e monitoramento ambiental com Danio rerio. 2022. Dissertação (Mestrado em Bioquímica e Fisiologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: A esquistossomose é uma doença infecto parasitária causada por vermes trematódeos do gênero Schistosoma spp. No Brasil, Biomphalaria glabrata é o hospedeiro intermediário do Schistosoma mansoni e a Bauhinia monandra, que suas folhas contêm lectina BmoLL com ação biocida, é uma planta amplamente encontradas regiões endêmicas para a esquistossomose mansoni, incluindo no Brasil. A pesquisa por substâncias naturais com potencial moluscicida, cercarecida e que não apresentem impacto no meio ambiente, é de extrema relevância para o controle da transmissão do S. mansoni. Neste sentido, o presente estudo reporta pela primeira vez a composição fitoquímica, por HPLC, de preparações de B. monandra e o seu efeito sobre embriões e adultos de B. glabrata, através dos parâmetros de reprodução e mortalidade e citotoxicidade sobre hemócitos e genotoxicidade após exposição em concentrações subletais. Além disso, da toxicicidade sobre cercárias de S. mansoni e monitoramento ambiental com Artemia salina e Danio rerio. O extrato salino foi obtido do pó de folhas de B. monandra em tampão citrato-fosfato contendo NaCl 0,15 M e a fração através de sulfato de amônio (60%) adicionado ao extrato para precipitar as proteínas. Os metabólitos secundários foram investigados por cromatografia de camada delgada (CCD) e liquida de alta eficiência (HPLC); proteína quantitativa, atividade hemaglutinante (AH) e AH específicos (AHE) foram avaliados. Embriões de B. glabrata em blástula, gástrula, trocófora, véliger e hippo stage (300 de cada) foram expostos por 24 h em diferentes concentrações (0,125-0,6 mg/mL). Com adultos, parâmetros reprodutivos (fecundidade e fertilidade) e sobrevivência (sete dias após exposição), bem como a citotoxicidade e genotoxicidade foram analisados. Além disso, os efeitos cercarecida e segurança ambiental utilizando A. salina foram realizados. O extrato salino e fração de B. monandra apresentou derivados cinâmicos, flavonóides e saponinas por HPLC. Após 24h de exposição, o extrato salino e a fração foram tóxicos para embriões em estágio de blástula, gástrula, trocófora, véliger e hippo stage (Concentração Letais [CL90] de 0,155 e 0,168; 0,161 e 0.157; 0,398 e 0,379; 0,573 e 0,368; 0,592 e 0,548 mg/mL, respectivamente) e para caramujos adultos (CL90 de 9,47 e 1,70 mg/mL, respectivamente) com redução da deposição de ovos. Na análise de hemócitos o extrato e fração alteraram a morfologia, caracterizada por células em apoptose, micronúcleo e binucleação, enquanto para a análise da fragmentação do DNA evidenciamos danos significativos quando comparados ao controle. O extrato causou alteração na motilidade das cercárias, porém, foi tóxico para A. salina, enquanto a fração foi letal para cercárias e foi tóxico para A. salina. Os resultados destacam que o extrato e a fração de B. monandra são promissores no controle à esquistossomose, uma vez mostrou toxicidade contra o hospedeiro intermediário, cercarias de S. mansoni e segurança ambiental.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64369
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Bioquímica e Fisiologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Thierry Wesley de Albuquerque Aguiar.pdf8,23 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons