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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64357

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dc.contributor.advisorGÓMEZ, Carla Regina Pasa-
dc.contributor.authorFREIRE, Sully Campos-
dc.date.accessioned2025-07-11T14:07:50Z-
dc.date.available2025-07-11T14:07:50Z-
dc.date.issued2025-04-30-
dc.identifier.citationFREIRE, Sully Campos. Rankings internacionais de sustentabilidade: fatores que influenciam a participação das universidades federais de Pernambuco. 2025. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64357-
dc.description.abstractA presente dissertação investiga os fatores que influenciam a participação das universidades federais de Pernambuco (UFPE, UFRPE e UNIVASF) em rankings internacionais de sustentabilidade, como o UI GreenMetric, THE Impact Rankings e QS World University Rankings: Sustainability. A pesquisa utilizou uma abordagem metodológica que combina revisão sistemática da literatura, análise documental de materiais institucionais e entrevistas semiestruturadas com servidores diretamente envolvidos na gestão da participação das universidades nos rankings. Os resultados revelaram que a participação das universidades é motivada por uma combinação de fatores, incluindo a busca por competitividade e legitimidade institucional, a utilização dos rankings como ferramentas de autoavaliação e planejamento estratégico, e a intenção de contribuir com dados para o ecossistema regional. No entanto, a pesquisa também identificou desafios importantes, como a escassez de recursos financeiros e humanos, a descontinuidade das ações e a ausência de políticas institucionais robustas. Conclui-se que, embora os rankings de sustentabilidade ofereçam oportunidades para o aprimoramento da gestão e a institucionalização de práticas sustentáveis, é essencial que as universidades adotem uma abordagem crítica e adaptada às suas realidades locais, integrando a sustentabilidade como um valor estratégico e permanente.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectRankings de sustentabilidadept_BR
dc.subjectUniversidades federaispt_BR
dc.subjectGestão universitáriapt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.titleRankings internacionais de sustentabilidade: fatores que influenciam a participação das universidades federais de Pernambucopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7981308344592867pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1964176230213353pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Administracaopt_BR
dc.description.abstractxThis dissertation investigates the factors influencing the participation of federal universities in Pernambuco, Brazil (UFPE, UFRPE, and UNIVASF) in international sustainability rankings, such as the UI GreenMetric, THE Impact Rankings, and QS World University Rankings: Sustainability. The research employs a methodological approach combining a systematic literature review, document analysis of institutional materials, and semi-structured interviews with staff directly involved in managing the universities' participation in the rankings. The results revealed that the universities' participation is motivated by a combination of internal and external factors, including the pursuit of competitiveness and institutional legitimacy, the use of rankings as tools for self-assessment and strategic planning, and the intention to contribute to the regional ecosystem. However, the research also identified significant challenges, such as the scarcity of financial and human resources, the discontinuity of actions, and the absence of robust institutional policies. It concludes that, although sustainability rankings offer opportunities for improving management and institutionalizing sustainable practices, it is essential for universities to adopt a critical approach adapted to their local realities, integrating sustainability as a strategic and permanent value.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Administração

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