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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64342

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dc.contributor.advisorLEANDRO, Carol Virgínia Góis-
dc.contributor.authorSANTOS, Rayssa Franciely Temudo dos-
dc.date.accessioned2025-07-11T12:39:54Z-
dc.date.available2025-07-11T12:39:54Z-
dc.date.issued2025-02-28-
dc.identifier.citationSANTOS, Rayssa Franciely Temudo Dos. Educação alimentar e nutricional como intervenção sobre os sintomas de vício alimentar em escolares da cidade de Vitória de Santo Antão. 2025. Dissertação (Mestrado em Nutrição, Atividade Física e Plasticidade Fenotípica) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64342-
dc.description.abstractO vício alimentar é um distúrbio psicológico e comportamental, caracterizado pela compulsão por alimentos palatáveis ricos em calorias, açúcar, sal e gordura, estando relacionado ao consumo de alimentos ultraprocessados (AUP). A composição nutricional destes alimentos é capaz de desencadear mecanismos de dependência semelhantes a substâncias viciantes. Neste contexto, as ações de educação alimentar e nutricional (EAN) são importantes instrumentos para promoção de hábitos alimentares saudáveis, sendo também uma estratégia preconizada pelas políticas públicas em alimentação e nutrição. Assim, a presente pesquisa mensura a frequência de sintomas de vício alimentar (VA) e avalia os efeitos de atividades de EAN sobre os sintomas de VA. Trata-se de um estudo de intervenção realizado com 81 crianças (8,8 ± 0,1 anos, 55,6% feminino) que avaliou os sintomas de VA por meio da Escala de VA para crianças (YFAS-C), o consumo de AUP foi avaliado por um questionário de frequência alimentar e medidas antropométricas também foram coletadas Peso corporal (kg), altura (m), índice de massa corporal, cincurferência da cintura (CC) e do percentual de gordura corporal (%GC). As atividades de intervenção de EAN foram realizadas por meio de atividades teóricas, práticas, diálogos, jogos e brincadeiras, respectivamente, em escolares do município de Vitória de Santo Antão. As atividades de EAN foram realizadas no ambiente escolar com 2 grupos: grupo controle com o (N = 36) e grupo EAN com o (N= 45), durante 8 semanas, semanalmente e com duração de 40 minutos cada ação. Os dados antropométricos mostraram um peso médio de 31,7 kg e IMC médio de 17,4 kg/m2, com 43,2% das crianças apresentando sobrepeso ou obesidade. Antes da intervenção com a EAN o consumo de AUP representou 38,8% da ingestão energética diária, sendo maior no grupo EAN. A frequência de VA foi de 12,3%, com a tolerância sendo o sintoma mais frequente. Após a intervenção de EAN, não houve diferença significativa nos sintomas de vício alimentar, mas o grupo EAN mostrou redução em alguns sintomas, como ingestão excessiva e tolerância. O efeito da intervenção foi classificado como fraco a moderado. A EAN mostrou potencial para reduzir comportamentos associados ao VA, sugerindo que estratégias educativas focadas na alimentação saudável podem ser promissoras, mas precisam de ajustes para resultados mais expressivos.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectNutrição infantilpt_BR
dc.subjectAdicçãopt_BR
dc.subjectComportamento alimentarpt_BR
dc.subjectAlimentos ultraprocessadospt_BR
dc.titleEducação alimentar e nutricional como intervenção sobre os sintomas de vício alimentar em escolares da cidade de Vitória de Santo Antãopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSANTOS, Gabriela Carvalho Jurema-
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7419672108203411pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Nutricao, Atividade Fisica e Plasticidade Fenotipicapt_BR
dc.description.abstractxFood addiction is a psychological and behavioural disorder characterized by a compulsion for palatable foods rich in calories, sugar, salt and fat, and is related to the consumption of ultra-processed foods (UPF). The nutritional composition of these foods is capable of triggering dependency mechanisms similar to addictive substances. In this context, food and nutrition education (FNE) actions are important tools for promoting healthy eating habits, and are also a strategy advocated by public policies on food and nutrition. This study measures the frequency of food addiction (FAD) symptoms and evaluates the effects of EAN activities on FAD symptoms. This is an intervention study carried out with 81 children (8.8 ± 0.1 years old, 55.6% female) which assessed the symptoms of FAD using the FAD Scale for Children (YFAS-C), the consumption of UPF was assessed using a food frequency questionnaire and anthropometric measurements were also collected Body weight (kg), height (m), body mass index, waist circumference (WC) and body fat percentage (%BF). The EAN intervention activities were carried out through theoretical and practical activities, dialogues, games and play, respectively, in schoolchildren in the municipality of Vitória de Santo Antão. The EAN activities were carried out in the school environment with 2 groups: the control group with (N = 36) and the EAN group with (N = 45), for 8 weeks, weekly and lasting 40 minutes each. The anthropometric data showed an average weight of 31.7 kg and an average BMI of 17.4 kg/m2, with 43.2% of the children being overweight or obese. Before the EAN intervention, UPF consumption represented 38.8% of daily energy intake, and was higher in the EAN group. The frequency of VA was 12.3%, with tolerance being the most frequent symptom. After the EAN intervention, there was no significant difference in food addiction symptoms, but the EAN group showed a reduction in some symptoms, such as overeating and tolerance. The effect of the intervention was classified as weak to moderate. EAN showed potential to reduce behaviors associated with VA, suggesting that educational strategies focused on healthy eating may be promising, but need adjustments for more expressive results.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/0099407964708807pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Nutrição, Atividade Física e Plasticidade Fenotípica

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