Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64339

Compartilhe esta página

Título: Dieta e comportamento alimentar de guarinisuchus munizi (crocodylomorpha, dyrosauridae) a partir de análises paleohistólogicas dentais comparativas
Autor(es): SOUZA, Maria Erivânia Izídio
Palavras-chave: Guarinisuchus munizi; Dyrosauridae; Histologia
Data do documento: 18-Dez-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SOUZA, Maria Erivânia Izídio. Dieta e comportamento alimentar de guarinisuchus munizi (crocodylomorpha, dyrosauridae) a partir de análises paleohistólogicas dentais comparativas. Dissertação (Mestrado em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Os Dyrosauridae compõem um grupo de crocodiliformes extintos, está registrada do Campaniano ao Eoceno e é encontrada em diversas partes do mundo, incluindo a América do Sul. Guarinisuchus munizi foi identificado na Formação Maria Farinha, Bacia Paraíba, no nordeste do Brasil. Estudos recentes sobre a histologia de Guarinisuchus focaram principalmente no esqueleto axial e apendicular, enquanto os dentes ainda não haviam sido analisados. Este estudo realiza a primeira análise histológica dos dentes dessa espécie, com base em 10 dentes isolados provenientes de coleções do Centro Acadêmico de Vitória (UFPE) e da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Todos os dentes preservaram esmalte com espessuras variando de 0,05 a 12 mm, e apresentaram características como linhas de von Ebner, linhas de Andersen e linhas de Owen. A média observada de linhas de von Ebner foi de 36, variando entre 7 e 21 μm, com o espécime CAV-074 apresentando 100 linhas, indicando variações nas taxas de crescimento. Além das linhas incrementais, foram identificadas microfraturas e túbulos dentinários, sugerindo possíveis adaptações fisiológicas e mudanças ambientais durante a vida dos indivíduos. A análise das variações na coloração da dentina também indicou influências ambientais ou tafonômicas. A partir das linhas incrementais, estimou-se que o crescimento total dos dentes ocorra entre 2 e 4 meses, com uma espessura de esmalte relativamente alta, o que sugere uma adaptação para suportar o estresse mecânico e o desgaste durante a alimentação. Este estudo oferece novos dados sobre as taxas de crescimento, as adaptações ambientais e os comportamentos alimentares de Guarinisuchus munizi, ressaltando a importância da análise histológica para a compreensão da paleobiologia de crocodiliformes extintos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64339
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Geociências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Maria Erivânia Izídio Souz.pdf
  Item embargado até 2026-07-08
3,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons