Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64307

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBOTLER, Alice Miriam Happ-
dc.contributor.authorSANTOS, Mitz Helena de Souza-
dc.date.accessioned2025-07-10T15:22:07Z-
dc.date.available2025-07-10T15:22:07Z-
dc.date.issued2025-04-22-
dc.identifier.citationSANTOS, Mitz Helena de Souza. Eis quem agora somos : a diluição das diferenças e o governo da população LGBTQIAPN+ nas políticas de direitos humanos. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64307-
dc.description.abstractA presente tese parte dos estudos das políticas públicas centradas nos Direitos Humanos e, principalmente, aquelas voltadas para a População LGBTQIAPN+. Nossa principal intenção é desdobrar as relações de poder que operam na construção das políticas públicas em direitos humanos no contexto dos dois governos de Luís Inácio Lula da Silva (2003-2011), posto que este foi um momento em que diferentes posições disputaram as políticas, seus sentidos e direções. Nessa esteira, trazemos como questão de pesquisa: quem disputa os sentidos dessas políticas e como essas disputas apontam as condições de possibilidade de sua (des)construção? Objetivamos, dessa forma, compreender as relações de poder que operam na construção das políticas em Direitos Humanos (PNDH) e do Programa Brasil Sem Homofobia (BSH), em franco debate com os movimentos LGBTQIAPN+. Para isso, como objetivos específicos, visamos (I) identificar os discursos que agenciam a formulação dessas políticas; (II) mapear como essas políticas pressupõem os sujeitos LGBTQIAPN+ e, por fim, (III) apontar algumas das formas como esses corpos traçam suas resistências e confrontos na própria formulação das políticas públicas. Para tal, recorremos a alguns pressupostos da arqueologia e da genealogia foucaultiana para analisar o Programa Brasil Sem Homofobia (2004), os Planos Nacionais de Direitos Humanos I (1996) e II (2002), os relatos da “I conferência GLBT” (2008) e o Plano Nacional de Humanos III (2009). Tomamos como noções-chave para as análises desta tese os conceitos de biopolítica, governamentalidade e subjetivação, principalmente a partir dos trabalhos de Foucault (1979, 1995, 2006, 2008, 2014a, 2014b, 2015, 2017), Butler (2000, 2014, 2017, 2018, 2020), Carvalho (2004), Antunes (2024) e Louro (2000, 2008, 2013, 2018). Perseguimos, aqui, as próprias políticas públicas de direitos humanos, constantemente atualizadas nas discussões que emergem entre os movimentos sociais e os governos. Nosso trabalho caminha para o estabelecimento das condições de possibilidade da emergência não apenas dos documentos oficiais que tratam dos “Direitos Humanos” dessa população, como das “identidades” LGBTQIAPN+ conforme entendidas no tempo presente, observando as continuidades e rupturas.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectDireitos Humanospt_BR
dc.subjectLGBTQIAPN+pt_BR
dc.subjectBiopolíticapt_BR
dc.subjectNeoliberalismopt_BR
dc.subjectGovernamentalidadept_BR
dc.titleEis quem agora somos : a diluição das diferenças e o governo da população LGBTQIAPN+ nas políticas de direitos humanospt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coCARVALHO, Rosângela Tenório de-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5304593168228396pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9284144427264959pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThis thesis is based on studies of public policies focused on Human Rights and those aimed at the LGBTQIAPN+ population. Our main intention is to unfold the power relations that operate in the construction of public policies on human rights in the context of the two governments of Luís Inácio Lula da Silva (2003-2011), since this was a time when different positions disputed the policies, their meanings and their directions. In this context, we raise the following research question: who disputes the meanings of these policies and how do these disputes point to the conditions of possibility of their construction? We thus aim to understand the power relations that operate in the construction of Human Rights policies (PNDH) and Programa Brasil Sem Homofobia (BSH), in open debate with the LGBTQIAPN+ movements. To this, as specific objectives, we aim to (I) identify the discourses that manage the formulation of these policies; (II) map how these policies presuppose LGBTQIAPN+ subjects and, finally, (III) point out some of the ways in which these bodies trace their resistance and confrontations in the formulation of public policies themselves. To this end, we resort to some assumptions of archaeology and Foucaultian genealogy to analyze the Programa Brasil Sem Homofobia (2004), the Plano Nacional de Direitos Humanos I (1996) and II (2002), the reports of the “I Conferência GLBT” (2008) and the Plano Nacional de Direitos Humanos III (2009). We take as key notions for the analyses of this thesis the concepts of biopolitics, governmentality and subjectivation, mainly from the works of Foucault (1979, 1995, 2006, 2008, 2014a, 2014b, 2015, 2017), Butler (2000, 2014, 2017, 2018, 2020), Carvalho (2004), Antunes (2024) and Louro (2000, 2008, 2013, 2018). Here, we pursue the public policies on human rights themselves, constantly updated in the discussions that emerge between social movements and governments. Our work moves towards establishing the conditions for the emergence not only of official documents that deal with the “Human Rights” of this population, but also of LGBTQIAPN+ “identities” as understood in the present time, observing continuities and ruptures.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/9030367663083004pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Mitz Helena de Souza Santos.pdf
  Item embargado até 2026-07-08
1,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons