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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64290

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Title: Aspectos pessoais cognitivos e morais altruístas na intenção de uso de energia solar
Authors: SANTOS, Susane Isabelle dos
Keywords: Intenção de energia solar; Difusão de inovação; Ativação da norma; Aspectos cognitivos e morais
Issue Date: 23-Jan-2024
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: SANTOS, Susane Isabelle dos. Aspectos pessoais cognitivos e morais altruístas na intenção de uso de energia solar. 2024. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Diante da crise existente no cenário energético, buscam-se tecnologias de armazenamentos sustentáveis e fontes de energias renováveis como alternativas energéticas sustentáveis. Sendo a energia solar uma das fontes amplamente pesquisada, que é uma tecnologia verde. Por isso, esse estudo concentra sua atenção na integração de dois modelos teóricos para explicar a intenção de uso da energia solar: a Teoria da Difusão da Inovação, em ingês: Diffusion of Innovation Theory (IDT) (Rogers, 2003), onde serão consideradas três características dos consumidores: vantagem relativa, compatibilidade e observabilidade; e a Teoria de Ativação da Norma, em ingês: Norm ActivationTheory (NAT) (Schwartz, 1977), onde serão consideradas três variáveis: consciência das consequências, responsabilidade atribuída e norma pessoal. A partir disso, esse estudo buscou investigar a influência dos aspectos pessoais cognitivos da difusão da inovação e os morais altruístas da ativação da norma sobre a intenção de energia solar. Para que essa diretriz fosse alcançada, realizou-se uma pesquisa de caráter quantitativo descritivo, utilizando uma amostragem do tipo não probabilística. A coleta de dados foi realizada por meio de um survey online, distribuída pela técnica snowball. A amostra foi composta por 321 respondentes e para análise dos dados foi utilizada a Modelagem de Equações Estruturais. Dentre os resultados alcançados, destacam-se três grandes contribuições. Primeiro, os resultados acrescentam informações relacionadas à análise de aspectos racionais e morais altruístas para tomada de decisão do consumidor, o que avança especialmente nos estudos de consumo energético. Em segundo, os resultados fornecem evidências empíricas da importância da vantagem relativa, compatibilidade, consciência das consequências e responsabilidade atribuída, de modo que essa relação acontece não apenas de forma direta, mas também de forma positiva. Em terceiro, a integração das teorias demonstra como a mediação de elementos como a vantagem relativa e compatilidade podem possibilitar o consumidor ultrapassar barreiras que podem impedir a intenção de usar energia solar. No que se refere às contribuições teóricas, constata-se que o estudo se apresenta como inédito, ao estender a teoria da difusão de inovação com aspectos altruístas que abordam variáveis morais e altruístas. Contribuindo assim, para estudos da literatura e o avanço nas pesquisas relacionadas ao consumo energético sustentável, especificamente ao uso da energia solar, inclusive em país em desenvolvimento. Em relação às contribuições práticas, os resultados desta pesquisa apoiaram que os indivíduos consideram aspectos racionais e éticos para tomada de decisão. Com isso, recomenda-se considerar os aspectos cognitivos e altruístas estabelecidas nesta pesquisa como aspecto elementar do portfólio de estratégia de marketing de uma empresa energética. Além disso, esse estudo apresenta contribuições sociais ao promover uma reflexão nos consumidores de energia. Além de trazer associações positivas sobre o consumo de uma energia sustentável, o qual melhora o meio ambiente, economiza energia, bem como diminui a pobreza energética. Com isso, contribui com uma melhor qualidade de vida para a população.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64290
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Administração

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