Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64289

Compartilhe esta página

Título: A periferia metropolitana de Fortaleza e Natal como fronteira de atuação para um agente estrangeiro do mercado imobiliário financeirizado: uma análise dos empreendimentos Smart city da Planet Group
Autor(es): SILVA, Wesley Morais da
Palavras-chave: Financeirização; Mercado imobiliário; Inovação; Smart city; Nordeste
Data do documento: 15-Fev-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Wesley Morais da. A periferia metropolitana de Fortaleza e Natal como fronteira de atuação para um agente estrangeiro do mercado imobiliário financeirizado: uma análise dos empreendimentos Smart city da Planet Group. 2024. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Urbano.) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O presente trabalho busca — analisar a atuação da incorporadora estrangeira Planet Group, na periferia metropolitana de Natal e Fortaleza, segundo seus interesses locacionais, formatos de inserção imobiliária e níveis de desenvolvimento das suas iniciativas, a partir de uma análise comparativa entre os empreendimentos Smart city — Laguna, em São Gonçalo do Amarante (CE), Aquiraz, no município de Aquiraz (CE) e Natal, no município de São Gonçalo do Amarante (RN). O trabalho se desenvolve dialeticamente, contrapondo-se os objetos teóricos e empíricos, para construção de um conhecimento consubstanciado. Parte-se então de (1) revisão bibliográfica acerca das temáticas relacionadas ao campo do Planejamento urbano e regional, sendo elas — a produção capitalista do espaço, mercado imobiliário, financeirização e Smart city; assim como de um (2) levantamento e análise documental, via fontes primárias e secundárias, de caráter quanti-qualitativo, acerca do agente imobiliário, dos seus empreendimentos, regiões de intervenção, e atores envolvidos. Como resultados, torna se possível verificar: a existência de uma estrutura de gestão e governança robusta, e de escala global, da Planet Group, com grande capacidade de produção imobiliária em diversas localidades, paralelamente; situar sua atuação no complexo financeiro-imobiliário, o qual à possibilitou, em grande medida, todo o seu crescimento internacional; além de identificar estratégias de lançamentos imobiliários concebidos morfotipologicamente, de acordo com a lógica de maior aproveitamento/extração da renda do solo, que no caso das Smart cities aqui analisadas, detendo grande extensão territorial, e agregando-se diversas inovações de produto e processos, são capazes de conferir elevados índices de liquidez à incorporadora.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64289
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Desenvolvimento Urbano

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Wesley Morais Da Silva.pdf
  Item embargado até 2026-06-27
13,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons