Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6426
Título: Avaliação de critérios de seleção de modelos para o modelo de regressão beta
Autor(es): Teresa Freire Torres, Silvia
Palavras-chave: Regressão beta; Propriedades assintóticas
Data do documento: 2006
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Teresa Freire Torres, Silvia; Giampaoli, Viviana. Avaliação de critérios de seleção de modelos para o modelo de regressão beta. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Estatística, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.
Resumo: O modelo de regressão Beta possui grande aplicabilidade prática, em particular, na modelagem de taxas e proporções e, tal como nos demais modelos de regressão, também são requeridos métodos que determine qual o melhor modelo. A presente dissertação tem como objetivo principal implementar e avaliar o desempenho de diferentes critérios de seleção de modelos para o modelo de regressão Beta. Para tal, mediante diferentes estudos de simulações de Monte Carlo, analisamos alguns critérios selecionados levando em consideração suas propriedades assintóticas, os quais foram obtidos por meio da função de máxima verossimilhança. Os resultados das simulações revelaram que os desempenhos dos referidos critérios dependem da especificação do modelo e também do tamanho da amostra. Apresentamos ainda uma aplicação relacionada ao índice de Desenvolvimento Humano, que é uma variável adequada à modelagem em estudo, visto que seus valores variam no intervalo (0,1). Nesta aplicação, observamos que com a amostra de todos os municípios da região Nordeste os diferentes critérios utilizados selecionaram o mesmo modelo
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6426
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Estatística

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo7226_1.pdf412,07 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.