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Título: Um passo além da emoção : o uso de tecnologias digitais a partir da gratidão como pedagogia na formação continuada de docentes
Autor(es): MELO, Karine Claudino da Hora
Palavras-chave: Uso de tecnologias; Gratidão como Pedagogia; Formação continuada; Inovação
Data do documento: 23-Ago-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: MELO, Karine Claudino da Hora. Um passo além da emoção: o uso de tecnologias digitais a partir da gratidão como pedagogia na formação continuada de docentes. 2024. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Este estudo tem por objetivo analisar como os docentes em formação continuada percebem o uso de tecnologias no desenvolvimento de suas práticas pedagógicas na perspectiva da gratidão como pedagogia. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, do tipo estudo de caso, com método pesquisa ação participante com instrumentos de coleta de dados documental. A análise de conteúdo de Bardin (2011) foi o método utilizado para o tratamento dos dados e os achados revelaram que a percepção dos/as docentes sobre gratidão como pedagogia na formação continuada possibilita florescer múltiplos sentimentos como gratidão, paixão, alegria, magia, encantamento, emoção, afeto, pertencimento, envolvimento, resiliência, renovação, esperança, transformação, superação e inspiração, além de permitir pequenos fluxos afetivos em sala de aula, assim como o aprender seja um lugar de transitar na companhia do outro, sendo um caminho, processo, experiência, prática provocadora inovadora de uma aprendizagem que possibilita equidade e polinização de saberes. Ao analisar como os docentes percebem o uso das tecnologias no estado de preparação a partir da gratidão como pedagogia, verificou-se que dentre 18 respostas dos professores do formulário eletrônico de missões do App Olhares e Sentidos, 7 (sete) apontaram para atitude íntima e 11 (onze) para reflexão sobre a prática nas seguintes dimensões apontadas: Olhar para si (autocuidado); Deixar-se envolver sem pré-julgamento; Poder de atrair sentidos, emoções e pensamentos; Atividade que requer atenção e concentração; Novas formas de aprender autorregulada; Não se preocupar com a expectativa do outro, é sobre você; Preparação do que há de vir através de tecnologia envolvente; Reflexão e mudança de atitude; Compreensão do impacto que o uso da tecnologia promove com a gratidão como pedagogia; Conexão mais profunda consigo e com o outro; Maior autoconsciência possibilita uma sala de aula e relacionamentos florescentes; Engajamento e motivação através de um app sensível às vivências reais; Tecnologia humanizada com inputs de conexões consigo e com o outro. Quanto a análise como os docentes integram as tecnologias na preparação de suas práticas pedagógicas a partir da gratidão como pedagogia, os dados apontaram que sua integração permeou o compartilhamento, a conexão, a fecundação e frutificação, não nos moldes apenas de replicação, mas com novos olhares e novas travessias. Constatou-se ainda, no que diz respeito aos desafios percebidos pelos docentes em formação continuada quanto ao uso da tecnologia em suas práticas a partir da gratidão como pedagogia, os dados apontam que a maioria dos docentes enfrentam dificuldades significativas relacionadas à disponibilidade e qualidade dos recursos tecnológicos necessários para suas práticas educacionais com uso da gratidão como pedagogia, apresentando em escala decrescente os desafios de infraestrutura, estratégias, conhecimento e resistência. Por fim, compreendemos que os docentes em formação percebem que suas práticas são modificadas enquanto vivenciam e experienciam uma prática, esta capaz de provocar reflexão, antes da ação, onde os sentimentos são aflorados, além de entender que uso de ferramentas tecnológicas, utilizadas como meio, é também um forte recurso de antecipação, que possibilitou engajar os alunos, plantar sementes da curiosidade e provocar outros conhecimentos, sensações e gratidão, de modo a constatar que tecnologia e afetividade não são excludentes, mas complementares.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64231
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Educação Matemática e Tecnológica

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