Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6423
Título: A redescoberta da dimensão intersubjetiva do discurso em Jürgen Habermas
Autor(es): de Alencar Menezes, Anderson
Palavras-chave: Razão instrumental; Modernidade; Habermas; Intersubjetividade; Ética do discurso
Data do documento: 2005
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: de Alencar Menezes, Anderson; Luiz Pelizzoli, Marcelo. A redescoberta da dimensão intersubjetiva do discurso em Jürgen Habermas. 2005. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.
Resumo: Para Jürgen Habermas, a redescoberta da intersubjetividade do discurso significa romper com o paradigma da consciência, geradora de um sujeito solipsista e ergológico, e propor o paradigma da linguagem que se estrutura mediante a fala dos atores envolvidos no debate. O paradigma da linguagem não se mantém referindo- se a valores da tradição, da religião e da metafísica clássica, mas, ao contrário, provoca um verdadeiro Iinguistic turn , em que todos os argumentos, sejam eles da tradição, da religião ou da própria metafísica, passarão por procedimentos argumentativos para provar a sua validade. Este paradigma se tornará válido quando consensualmente aceito e seu fim último esteja em alcançar o belo, o justo e o verdadeiro. Habermas, portanto, ao repensar a modernidade, distancia-se da primeira geração da Escola de Frankfurt (Max Horkheimer e Theodor Adorno), e propõe, em continuidade com Richard Rorty e Ludwig Wittgenstein, o paradigma da intersubjetividade. Este paradigma funda-se na racionalidade comunicativa e na ética discursiva, cujo intuito fundamental é ser propositiva diante da crise que assola a contemporaneidade
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6423
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Filosofia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo861_1.pdf287,8 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.