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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64212
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Título: | Educação em saúde e IST na adolescência: percepções e ações de enfermeiros e médicos de equipes de saúde da família |
Autor(es): | ROCHA, Manoel Felipe Nunes da |
Palavras-chave: | Educação em saúde; Adolescente; Infecções sexualmente transmissiveis; Atenção primária à saúde; Profissionais de saúde |
Data do documento: | 16-Dez-2024 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | ROCHA, Manoel Felipe Nunes da. Educação em saúde e IST na adolescência: percepções e ações de enfermeiros e médicos de equipes de saúde da família. 2024. Dissertação (Mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | Embora haja uma heterogeneidade no perfil epidemiológico do público acometido pelas IST, ainda há uma incidência e prevalência significativa entre adolescentes, principalmente na faixa etária de 15 a 19 anos. Entre 2007 e 2017, houve um aumento expressivo nas notificações de novos casos de HIV entre adolescentes de 15 a 24 anos. Essa situação epidemiológica pode estar relacionada a diversos fatores, como o desconhecimento dos adolescentes sobre as IST, as concepções dos profissionais da APS sobre os aspectos biopsicossociais relacionados à adolescência, assim como a ambiência das UBS, métodos e recursos aplicados durante as práticas educativas. Diante desse cenário, o objetivo do estudo foi compreender as práticas educativas adotadas por enfermeiros e médicos das eSF, com ênfase nas ações preventivas e educativas em relação às IST no contexto da adolescência. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório com abordagem qualitativa, realizado com médicos e enfermeiros atuantes nas eSF das UBS de um município do interior de Pernambuco. Os participantes foram selecionados de forma intencional, totalizando 16 profissionais. Para a coleta de dados, utilizou-se a técnica de entrevista, com dois instrumentos: um questionário estruturado sociodemográfico e um roteiro de entrevista individual semiestruturada. Os dados foram transcritos, organizados em um único corpus e analisados com base na análise de conteúdo de Bardin, que ocorreu em três etapas, possibilitando a formulação de três grandes categorias. Na discussão, buscou-se articular os dados empíricos com a literatura científica da área e os referenciais de Ricardo Ayres na perspectiva da vulnerabilidade, e de Paulo Freire com base nos constructos do diálogo e da problematização. Os resultados evidenciaram que os profissionais de saúde APS possuem especializações em áreas essenciais, como saúde da família e saúde pública. Além de significativas experiências em ações educativas com adolescentes. Essas formações facilitaram a compreensão das particularidades e características do período da adolescência, bem como da influência dos fatores biopsicossociais e da educação em saúde nessa fase da vida. Esse perfil profissional reforça a capacidade desses trabalhadores em contribuir para a promoção da educação em saúde sobre IST no contexto da adolescência, promovida por meio de métodos interativos, como rodas de conversa, dinâmicas e linguagem acessível, complementados por recursos como panfletos e insumos físicos. Dessa forma, o estudo retratou a visão local dos profissionais de saúde da APS sobre os principais fatores sociodemográficos e culturais que influenciam no processo de vulnerabilidade dos adolescentes às IST, assim como no desenvolvimento de educação em saúde nessa área. Ademais, contribuiu para o entendimento sobre os principais recursos, métodos utilizadas por esses profissionais para o desenvolvimento de práticas educativas com foco na prevenção de IST na adolescência. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64212 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Saúde da Criança e do Adolescente |
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DISSERTAÇÃO Manoel Felipe Nunes da Rocha.PDF Item embargado até 2026-06-03 | 2,84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargado |
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