Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64166

Comparte esta pagina

Título : Análise de uma Intervenção Pedagógica à Luz da Teoria da Formação Planejada por Etapas das Ações Mentais e dos Conceitos De P. Ya. Galperin para a Alfabetização Científica e Tecnológica no Ensino de Reações Químicas de Precipitação
Autor : FARIAS, Robson Almeida Monteiro de
Palabras clave : Alfabetização Científica e Tecnológica; Teoria de Galperin; Formação das Ações Mentais; Reação de Precipitação; Intervenção Pedagógica
Fecha de publicación : 19-ago-2024
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : FARIAS, Robson Almeida Monteiro de. Análise de uma Intervenção Pedagógica à Luz da Teoria da Formação Planejada por Etapas das Ações Mentais e dos Conceitos De P. Ya. Galperin para a Alfabetização Científica e Tecnológica no Ensino de Reações Químicas de Precipitação. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : Esta pesquisa analisa as contribuições e limitações da Teoria da Formação das Ações Mentais e de Conceitos de P. Ya. Galperin no processo de Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT), com foco na temática da Reação de Precipitação. O objetivo é examinar as contribuições da Teoria de Galperin no desenvolvimento da Alfabetização Científica e Tecnológica por meio de atividades teóricas relacionadas à Reação Química de Precipitação. A dissertação apresenta uma fundamentação teórica sobre a Alfabetização Científica e Tecnológica no contexto brasileiro, destacando duas novas concepções: i) parâmetros para o desenvolvimento de conceitos científicos e ii) a ausência de contextos que envolvem a tecnologia em sua definição social, científica e sociocientífica. A pesquisa detalha a Teoria da Formação das Ações Mentais e de Conceitos de Galperin, que propõe etapas para a internalização de conteúdos, baseadas nas teorias de Leontiev e Vygotsky. A metodologia adotada é a de Intervenção Pedagógica, apresentando os impactos dos instrumentos de coleta de dados e uma análise da própria intervenção, que representa o Esquema da Base Orientadora Completa da Ação para identificar características de uma Reação Química de Precipitação. A discussão é dividida em duas partes: os efeitos da intervenção pedagógica e a descrição detalhada da intervenção. Nos resultados, destacam-se as concepções na Teoria de Galperin, incluindo a importância de contextos tecnológicos no desenvolvimento de conceitos científicos e a relevância da prática experimental no processo de aprendizagem. Além disso, a intervenção pedagógica baseada na Teoria de Galperin proporciona uma metodologia de ensino voltada para a independência do aluno por sua vez limita-se pela complexidade em elaboração das atividades das Etapas. Conclui-se a presença da ACT prática em todas as atividades propostas para o desenvolvimento das etapas de assimilação, enquanto a ACT cívica e cultural não se destacou nas atividades, sugerindo áreas para pesquisas futuras.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64166
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Robson Almeida Monteiro de Farias.pdf1,21 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons