Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64159

Compartilhe esta página

Título: PoC de Protótipo de Dispositivo de Eletroestimulação Funcional para Pacientes com Pé Caído.
Autor(es): Mendonça, Erick Rodrigo Santana
Palavras-chave: Síndrome do pé caído (SPC); Estimulação Elétrica Funcional (FES); Estimulação Elétrica Neuromuscular (EENM); Prova de conceito (PoC); Protótipo
Data do documento: 16-Mai-2025
Citação: Mendonça, Erick Rodrigo Santana. PoC de Protótipo de Dispositivo de Eletroestimulação Funcional para Pacientes com Pé Caído. Trabalho de conclusão de curso (engenharia Biomédica) - Universidade Federal de Pernambuco, - Recife, 2025.
Abstract: A síndrome do pé caído (SPC) ou pé equino é um distúrbio que dificulta ou gera uma incapacidade na movimentação do tornozelo e nos dedos dos pés, uma vez que há uma dificuldade na realização de dorsiflexão nos músculos do pé diminuindo significativamente a qualidade de vida. A SPC está associada a diferentes tipos de lesões do sistema nervoso central e periférico, destacando-se: infarto da artéria cerebral anterior, infartos lacunares localizados na cápsula interna ou nos pedúnculos cerebrais, acidente vascular cerebral (AVC), lesão medular incompleta, fístulas arteriovenosas durais espinhais e hérnia discal na junção toracolombar. A Estimulação Elétrica Funcional (FES) pode ser empregada na execução de atividades motoras, como a marcha, por meio da aplicação de eletrodos posicionados na superfície da pele, visando à estimulação do nervo fibular para promover a dorsiflexão do tornozelo. Esse recurso induz contrações musculares que reproduzem o movimento voluntário da marcha, por meio do envio de pulsos elétricos ao sistema nervoso para ativação muscular. Neste trabalho foi desenvolvido uma Prova de Conceito (PoC) de um FES com tensão de entrada de 36V em seis etapas: espelho de corrente, circuito conversor tensão-corrente, ponte H, oscilador como temporizador, circuito de alimentação e controle de pulsos. O protótipo demonstrou um erro percentual dentro da faixa do permitido para resistências maiores nas suas fases de testes, que é de ± 5% segundo normativas. Dessa forma, os resultados obtidos indicam que o protótipo desenvolvido apresenta desempenho satisfatório e potencial para aplicações futuras em terapias de reabilitação voltadas ao tratamento da síndrome do pé caído.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64159
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Biomédica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Erick Rodrigo Santana Mendonça.pdf1,64 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons