Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64144

Compartilhe esta página

Título: Validação de escala para avaliação da qualidade da atenção à saúde bucal na primeira infância na perspectiva dos responsáveis
Autor(es): SILVA, Danielle Ramalho Barbosa da
Palavras-chave: Qualidade dos serviços de saúde; Saúde da criança; Atenção primária à saúde; Avaliação em saúde
Data do documento: 18-Dez-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Danielle Ramalho Barbosa da. Validação de escala para avaliação da qualidade da atenção à saúde bucal na primeira infância na perspectiva dos responsáveis. 2024. Dissertação (Mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: A avaliação da qualidade surge como ferramenta de mudança com capacidade de efetivar os princípios do Sistema Único de Saúde por meio da promoção da melhoria contínua dos serviços. Para tal, deve-se considerar o contexto no qual o serviço está inserido e o relacionamento com os seus usuários. Considerando que a primeira infância é um momento que inspira muitos cuidados no que diz respeito à saúde bucal e que a Atenção Primária à Saúde é a principal porta de acesso para os serviços de saúde do Sistema Único de Saúde para toda a população, há a necessidade de se avaliar a qualidade da atenção à saúde bucal ofertada às crianças de 0 a 5 anos de idade na atenção primária à saúde. No entanto, não existem instrumentos validados disponíveis a partir da perspectiva dos responsáveis. Esse estudo teve como objetivo validar uma escala de avaliação da qualidade da atenção à saúde bucal de crianças, com idade entre 0 e 5 anos, em Unidades Básicas de Saúde através do questionário Qualidade do Serviço de Saúde Bucal Infantil – Usuários. Trata-se de um estudo de desenvolvimento metodológico da etapa quantitativa da validação inicial de uma escala, realizado em Unidades Básicas de Saúde que possuem equipe de saúde bucal, no município de Vitória de Santo Antão, Pernambuco, Brasil. Conduziu-se entrevistas com 60 responsáveis por crianças de 0 a 5 anos atendidas nesses serviços de saúde. Os dados foram tabulados em planilha do Programa Microsoft Excel Office – Versão 2007, transportados e analisados no PSPP para Windows. Em seguida, foram analisadas as medidas de tendência central, a normalidade dos dados com o teste de Kolmogorov-Sminov, as propriedades psicométricas através do alpha de Cronbach e de forma exploratória, foi verificada a associação entre a escala e as variáveis sociodemográficas. A escala de avaliação de qualidade da atenção à saúde bucal na atenção primária para crianças de 0 a 5 anos apresentou valores adequados às medidas psicométricas, no entanto, pesquisas futuras devem ser realizadas para verificar a estabilidade delas. Entende-se que esta escala será bastante útil para profissionais, gestores e pesquisadores que se interessarem em utilizá-la para avaliação da qualidade da atenção primária à saúde ofertada às crianças de 0 a 5 anos, buscando promover melhorias no cuidado e a promoção da saúde nestes serviços.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64144
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Saúde da Criança e do Adolescente

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Danielle Ramalho Barbosa da Silva.PDF1,86 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons