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Título: Vivências dos graduandos em Enfermagem e Medicina no contexto de formação sobre violência na infância e adolescência
Autor(es): RAULINO, Ana Beatriz Moura
Palavras-chave: Conhecimentos; Violência; Criança; Adolescente; Maus-tratos infantis; Estudantes de Medicina; Estudantes de Enfermagem; Ensino; Educação e Saúde
Data do documento: 17-Dez-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: RAULINO, Ana Beatriz Moura. Vivências dos graduandos em Enfermagem e Medicina no contexto de formação sobre violência na infância e adolescência. 2024. Dissertação (Mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: A Violência Contra a Criança e o Adolescente é um fenômeno complexo, multifatorial e com consequências negativas em curto e longo prazo ao desenvolvimento humano e à saúde individual e coletiva. Neste contexto, é necessário que o profissional de saúde, durante a sua formação, desenvolva habilidades e competências que o permita se sentir apto para lidar com a identificação, manejo e prevenção da Violência Contra a Criança e o Adolescente e suas consequências, no campo prático. Diante disso, questiona-se: quais são as vivências dos estudantes de graduação de Medicina e Enfermagem sobre violência contra a criança e o adolescente no seu contexto de formação? Assim, o objetivo do estudo foi analisar as vivências, percepções e conhecimentos dos estudantes de graduação de medicina e enfermagem quanto à prevenção, identificação e manejo da Violência Contra a Criança e o Adolescente. O estudo foi do tipo qualitativo e exploratório, com 14 estudantes de graduação do último ano dos cursos de Medicina (oito participantes) e Enfermagem (seis participantes) de uma Universidade pública brasileira. Os dados foram coletados entre dezembro de 2023 e abril de 2024, a partir de entrevista semiestruturada e questionário sociodemográfico. A análise foi realizada com base no método de Análise Temática de Braun e Clarke. Foram encontrados 72 códigos descritivos. A partir destes, foram agrupados oito temas, os quais foram, por sua vez, divididos em duas grandes categorias (Abordagem da temática violência contra a criança durante a formação e Perspectivas sobre a violência na infância). Dentro destas categorias foi possível observar que os estudantes entendem a Violência Contra a Criança e o Adolescente. como ações que provocam prejuízos ao desenvolvimento e bem-estar de crianças e adolescentes. Os estudantes reconheceram aspectos como a transmissão intergeracional da violência, a necessidade de educação parental e a relação com os determinantes sociais. Embora reconheçam a importância de identificar sinais de violência e acolher as vítimas, muitos estudantes relataram dificuldades em formular e implementar estratégias concretas de prevenção e intervenção, particularmente em ações interdisciplinares. A negligência, forma mais comum de violência, foi pouco mencionada, sugerindo desafios no reconhecimento dessa modalidade. Vários estudantes apontaram que a graduação proporcionou uma base teórica e prática que, em suas percepções, não foi suficiente para lidar de maneira adequada com a Violência Contra a Criança e o Adolescente. Por fim, notou-se que as vivências dos estudantes abordaram, em sua maioria, experiências relacionadas a situações de violência física, psicológica e negligência sofridas por crianças e adolescentes. Estas vivências foram marcadas pela insegurança sobre o manejo e pela percepção de distanciamento entre teoria e prática. Os relatos indicam que a formação acadêmica sobre o tema foi considerada limitada, com dificuldades relacionadas ao processo de notificação e à aplicação prática do conhecimento adquirido. Nesse sentido, poderia ser de grande valia, ainda, a realização de pesquisas voltadas à avaliação das habilidades práticas dos estudantes, ou mesmo dos impactos da implementação de metodologias ativas de ensino para a aquisição destas habilidades, não apenas com a população infantil, mas também com a população adolescente.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64141
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Saúde da Criança e do Adolescente

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