Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64138

Comparte esta pagina

Título : HISTÓRIA SOCIAL PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO: DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Autor : Nascimento, Isabelle Cruz
Palabras clave : Tecnologias Educacionais; Autismo; Acesso à Tecnologia em Saúde; Pesquisa-Ação.
Fecha de publicación : 25-feb-2025
Citación : Nascimento, Isabelle C. História Social para Crianças com Transtorno do Espectro do Autismo: Desenvolvimento e Avaliação de Tecnologia Educacional. 2025. Trabalho de conclusão de curso (Terapia Ocupacional)- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025
Resumen : Esta pesquisa-ação tem por objetivo desenvolver e avaliar histórias sociais em vídeo para crianças com Transtorno do Espectro do Autismo. Estudo realizado com dez pais/cuidadores e oito crianças. As etapas incluíram grupos focais, desenvolvimento de roteiros e vídeos, aplicação do material com cada criança e avaliação com os pais/cuidadores. Os pais/cuidadores destacam como demandas de apoio das crianças: dificuldades cotidianas e sensoriais, participação social e estratégias para enfrentar essas dificuldades. As histórias abordaram sobre ir à festa de Ano Novo e ir ao dentista e foram avaliadas enquanto tecnologia útil e relevante pelos pais/cuidadores. A maioria das crianças colaborou com o processo de aplicação, demonstrando curiosidade nos vídeos. Identificou-se a importância do protagonismo dos participantes no processo de desenvolvimento do material para favorecer o empoderamento e criar um produto a partir das suas demandas. Concluiu-se que as histórias mostraram-se como estratégias facilitadoras para realização de atividades cotidianas e participação social.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64138
Aparece en las colecciones: (TCC) - Terapia Ocupacional

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO REVISADO- ISABELLE .docx.pdf
  Artículo embargado hasta 2026-07-10
1,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir     Item embargoed


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons