Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64121
Compartilhe esta página
Título: | PADLET COMO FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO: PROMOVENDO ESCRITA COLABORATIVA EM SALA DE AULA |
Autor(es): | Chagas, Danielle Hiollanda Farias |
Palavras-chave: | Produção textual; Ensino; Ferramentas digitais; Padlet; Escrita colaborativa |
Data do documento: | 10-Abr-2025 |
Citação: | Chagas, Danielle H. F. Padlet como ferramenta de desenvolvimento: promovendo escrita colaborativa em sala de aula. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras-Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | O avanço das tecnologias digitais tem transformado as práticas pedagógicas, oferecendo novas possibilidades para o ensino da produção textual. Nesse contexto, o Padlet emerge como uma ferramenta colaborativa que potencializa a escrita colaborativa em sala de aula. Trata-se de um mural virtual que permite a postagem multimodal de conteúdos (textos, imagens, vídeos e áudios), facilitando a construção coletiva do conhecimento (Moran, 2018; Almeida, 2020). Este estudo analisa a aplicação do Padlet em três experiências educacionais distintas: (1) no Ensino Fundamental, como suporte para reflexões sobre literatura; (2) no Ensino Médio/Normal, para desenvolvimento da escrita argumentativa; e (3) no ensino remoto pandêmico, como ferramenta de produção e revisão colaborativa. Os resultados indicam que a plataforma favorece a autoria compartilhada (Bakhtin, 2003), a multimodalidade (Rojo, 2012) e o letramento digital (Coscarelli; Ribeiro, 2005), alinhando-se às demandas da educação contemporânea. Apesar das vantagens - como custo-benefício (versão gratuita), interatividade e adaptação a diferentes contextos - identificam-se desafios: necessidade de formação docente (Moran, 2018) e garantia de acesso tecnológico equitativo (Kenski, 2012). Conclui-se que o Padlet, quando integrado a propostas pedagógicas bem estruturadas, pode transformar a produção textual em um processo dinâmico, colaborativo e significativo, preparando os alunos para as práticas comunicativas do século XXI. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64121 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Português |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Danielle Hiollanda Farias Chagas.pdf | 1,15 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons