Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64107
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, José Bento Rosa da | - |
dc.contributor.author | ALBUQUERQUE, Anny Caroline Silva de | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-07T12:49:49Z | - |
dc.date.available | 2025-07-07T12:49:49Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-29 | - |
dc.identifier.citation | ALBUQUERQUE, Anny Caroline Silva de. Na trama das roupas : as vestimentas de mulheres negras em Recife (1850-1884). Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64107 | - |
dc.description.abstract | Vestir-se é utilizar uma das linguagens mais antigas do mundo: a linguagem das roupas. Contudo, ao longo dos séculos, os estudos sobre modo e modas de grupos sociais fora do Ocidente foram negligenciados e por vezes invisibilizados. A roupa, enquanto ferramenta e linguagem, era exclusividade da Europa? Este trabalho tem como objetivo compreender os usos e significados das vestimentas das mulheres negras entre 1850 e 1884. Buscamos identificar como a linguagem da indumentária foi utilizada por mulheres africanas e afrodescendentes como ferramenta para pertencer e criar um novo lugar, distante do estigma da escravidão. Partimos do pressuposto de que não existia um modo fechado, um padrão de vestimenta dos escravizados, mesmo diante da escravização, ou da pobreza para livres e libertos. Homens e mulheres conseguiam adquirir roupas que tinham diversos significados materiais e simbólicos que também eram construídos por eles. Entender a agência dos nossos sujeitos em todas as suas dimensões estratégicas é perceber a relevância da imagem no caminho da resistência e da liberdade. O estudo das vestimentas de mulheres negras durante a escravidão nos possibilita perceber como essas mulheres subverteram a sua condição jurídica, expressando a sua agência enquanto sujeitos que construíam suas visualidades por meio do vestir. É necessário perceber que os traços da colonização, do racismo e da subjugação da população negra também podem ser visualizados na falta das análises da indumentária negra. Os sujeitos que viveram de algum modo sob o jugo da escravidão foram agentes da sua história e, assim como a população branca europeia, construíam a sua visualidade por meio do vestir. O que pretendemos investigar é a possibilidade de composição individual de uma imagem que fazia consonância, de um lado, com as origens étnicas dessas mulheres, bem como com as construções culturais promovidas pela diáspora, e do outro lado, uma dissimulação da condição cativa. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Escravidão | pt_BR |
dc.subject | Vestimentas | pt_BR |
dc.subject | Fugas | pt_BR |
dc.title | Na trama das roupas : as vestimentas de mulheres negras em Recife (1850-1884) | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6350512372249825 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2061265340914904 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Historia | pt_BR |
dc.description.abstractx | Dressing is using one of the oldest languages in the world: the language of clothes. However, over the centuries, studies on the manner and fashions of social groups outside the West have been neglected and sometimes made invisible. Was clothing, as a tool and language, exclusive to Europe? This work aims to understand the uses and meanings of black women's clothing between 1850 and 1884. We seek to identify how the language of clothing was used by African and Afro-descendant women as a tool to belong and create a new place, far from the stigma of slavery. We started from the analysis that there was no closed mode, a standard of dress for the enslaved, even in the face of enslavement, or poverty for free and freed people. Men and women were able to acquire clothes that had different material and symbolic meanings that were also constructed by them. Understanding the agency of our subjects in all its strategic dimensions is realizing the relevance of the image on the path of resistance and freedom. The study of black women's clothing during slavery allows us to understand how these women subverted their legal status, expressing their agency as subjects who constructed their visualities through clothing. It is necessary to realize that the traces of colonization, racism and subjugation of the black population can also be seen in the absence of analyzes of black clothing. The subjects who lived in some way under the yoke of slavery were agents of their history and, just like the white European population, constructed their visuality through clothing. What we intend to investigate is the possibility of individual composition of an image that was in line, on the one hand, with the ethnic origins of these women, as well as with the cultural constructions promoted by the diaspora, and on the other hand, a dissimulation of the captive condition. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Anny Caroline Silva de Albuquerque.pdf | 22,23 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons