Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64075
Compartilhe esta página
Título: | A atuação dos estagiários de Secretariado Executivo no TRE-PE: responsabilidades, desafios e influências na tomada de decisão |
Autor(es): | BARRETO, Edmael Paulo Ribeiro |
Palavras-chave: | Estagiários; Secretariado Executivo; Processo Decisório; TRE-PE; Interns; Executive Secretariat; Decision-making |
Data do documento: | 15-Abr-2025 |
Citação: | BARRETO, Edmael Paulo Ribeiro. A atuação dos estagiários de Secretariado Executivo no TRE-PE: responsabilidades, desafios e influências na tomada de decisão. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Secretariado Executivo) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | O presente artigo visa a compreensão das vivências dos estagiários de Secretariado Executivo no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). A pesquisa, de natureza quantitativa e exploratória, empregou a análise de conteúdo em um corpus construído por meio de investigação de campo, utilizando categorização e análise descritiva para a interpretação dos dados coletados. A revisão bibliográfica abrangeu autores como Leal e Dalmau (2014), Bazerman e Moore (2014), Sabino e Rocha (2004), Nonato Júnior (2009), BRASIL (2005), Müller (2021), Castro e Souza (2014), além de documentos institucionais da UFPE (2016) e do TRE-PE (2017, 2023). Os achados revelam que os estagiários contribuem de maneira significativa para o aprimoramento de práticas na gestão administrativa, no planejamento estratégico, na comunicação interna e no suporte ao processo decisório do TRE-PE. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64075 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Secretariado Executivo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC _Edmael Paulo Ribeiro Barreto_Secretariado_Executivo.pdf | 2,38 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons