Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64025

Compartilhe esta página

Título: Associação entre comportamento sedentário e gastos públicos com doenças crônicas em indivíduos adultos e idosos não institucionalizados : uma revisão sistemática
Autor(es): SOUZA, Gleyce Kelly Batista de
Palavras-chave: Comportamento sedentário; Gasto público; Doença crônica
Data do documento: 23-Set-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SOUZA, Gleyce Kelly Batista de. Associação entre comportamento sedentário e gastos públicos com doenças crônicas em indivíduos adultos e idosos não institucionalizados : uma revisão sistemática. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Doenças Crônicas não transmissíveis são consideradas um importante problema saúde pública. O CS está associado ao aparecimento de doenças crônicas como Diabetes, doenças cardiometabólicas, doenças mentais e ao risco aumentado de adoecimento e morte. Embora a literatura aponte que o CS está associado ao desenvolvimento e agravamento de doenças, e que pessoas com maior exposição ao CS demandam maiores gastos em saúde, a relação entre o CS e esses gastos ainda não é tão clara. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi sintetizar as evidências a respeito da associação entre CS e gastos públicos com DCNT’S em adultos e idosos não institucionalizados. O estudo incluiu estudos observacionais, experimentais, quase- experimentais e avaliações econômicas. Após identificar os estudos, dois revisores coletaram os dados em uma planilha. Um terceiro revisor analisou os dados extraídos e os fundiu. O formulário contém informações sobre: autores, ano de publicação, população, tipo do estudo, local do estudo, principais resultados, custo da intervenção. O protocolo utilizou o PRISMA-P 2020. Foi construído o acrônimo PIOS e os termos de busca relacionados ao CS foram combinados com termos relacionados ao tipo de estudo, também foram incluídos os bancos de dados bibliográficos: The Cochrane Library, National Library of Medicine, Web of Science e SportDiscus. Os resultados serão apresentados por meio de dois artigos, o primeiro foi um elaborado um protocolo no formato de artigo e submetido a uma revista. O segundo artigo apresentou sistematicamente os resultados encontrados nas buscas. Foram encontrados de 952 artigos, sendo 6 na PUBMED, 941 na Cochrane e cinco na SportDiscus. Após a remoção das duplicatas (94), restaram um total de 847 artigos. Destes, 45 se enquadravam nos critérios para a leitura por títulos e resumos, e ao fazer essas leituras foram excluídos 16 artigos e 29 foram selecionados para a leitura completa. Dos 29 artigos lidos na íntegra, 19 foram incluídos para análise completa, mas apenas cinco foram incluídos no artigo. Os artigos incluídos foram classificados quanto a qualidade de evidência. O presente estudo mostrou que indivíduos que passam maior tempo exposto a CS, desenvolvem mais DCNT como Diabetes, Doenças cardiovasculares e alguns Cânceres e consequentemente provocam mais gastos em saúde. Os achados deste estudo podem constituir-se como uma importante ferramenta de formulação de políticas informadas por evidências, as quais podem apoiar processos de tomada de decisão de legisladores, formuladores e executores de políticas pública.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64025
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Gleyce Kelly Batista de Souza.pdf575,14 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons