Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64014

Compartilhe esta página

Título: Maquetes como metodologias ativas : uma proposta de intervenção didática no ensino de geografia
Autor(es): SILVA, José Kleber da
Palavras-chave: Metodologias ativas; Ensino de geografia; Maquetes
Data do documento: 28-Mar-2025
Citação: SILVA, José Kleber da. Maquetes como metodologias ativas: uma proposta de intervenção didática no ensino de geografia. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Este estudo investiga o impacto do uso de maquetes no ensino de Geografia na Educação Básica, com foco na contribuição dessa ferramenta pedagógica para o desenvolvimento do conhecimento geográfico, habilidades cognitivas e pensamento crítico dos alunos. Com isso, o trabalho foi desenvolvido na Escola de Referência em Ensino Médio Jose Mendes, localizado no município de Timbaúba-PE, com estudantes da turma do 2º ano “D”, 2023. O objetivo geral da pesquisa é analisar como a utilização de maquetes no ensino de geografia pode facilitar a compreensão de conceitos geográficos abstratos e promover uma aprendizagem mais ativa e contextualizada, como também, despertando o senso crítico e reflexivo do educando. A pesquisa incluiu dentro de uma sequência didática a construção de maquetes para avaliar os impactos no processo de ensino-aprendizagem na formação do conhecimento integral do estudante, sendo assim, uma ferramenta didática valiosa, de grande potencial e de suma relevância para o exercício de uma educação que vislumbra o educando em sua totalidade, considerando seu contexto, necessidades e capacidades. Dessa forma, os resultados indicam que o uso de maquetes são uma ferramenta eficaz para definir conceitos abstratos em concretos, como também, os resultados alcançados evidenciam que o uso desses recursos didáticos favorece aos estudantes um ensino de aprendizagem mais atrativo, dinâmico, profundo e significativo. Assim, conclui-se que, a didática pela qual o tema foi explorado nas aulas de Geografia por meio da confecção de maquetes são recursos pedagógicos que incentivam os alunos a aprenderem de forma autônoma e participativa, pois coloca o educando como protagonista do seu próprio processo de construção do conhecimento, promovendo a formação de uma sociedade mais crítica, reflexiva e ao mesmo tempo responsável.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64014
Aparece nas coleções:(TCC) - Geografia (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Jose Kleber da Silva.pdf1,3 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons