Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63997

Comparte esta pagina

Título : Automatização da refatoração Extract Method com DeepSeek R1
Autor : FERREIRA, Bianca Carneiro da Cunha Nunes
Palabras clave : Refatoração de código; Extract Method; Large Language Models; DeepSeek-R1; Chain of Thought; Code Smells
Fecha de publicación : 4-abr-2025
Citación : FERREIRA, Bianca. Automatização da refatoração Extract Method com DeepSeek R1. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso Engenharia da Computação - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : Este trabalho investiga o uso de Large Language Models (LLMs) para a automatização da refatoração Extract Method. O estudo utiliza modelos da família DeepSeek-R1, especificamente as variantes Qwen 1.5B, Qwen 7B e LLaMa 8B, para sugerir refatorações em projetos open-source Java. Além disso, é analisado o Chain of Thought (CoT) gerado pelos modelos para identificar se os modelos relacionam code smells à necessidade de refatoração. Para validar a eficácia das refatorações, são realizados testes estatísticos com métricas como Levenshtein Ratio, número de palavras repetidas no CoT e proximidade das sugestões ao baseline. Os resultados indicam que os modelos sugeriram refatorações, em sua maioria, desnecessárias. O Qwen 7B apresentou o CoT mais conciso e menos redundante, mas os CoT não demonstraram uma associação entre code smells e as refatorações sugeridas. Esse estudo destaca tanto o potencial quanto as limitações dos LLMs na refatoração automática de código. Para trabalhos futuros, é proposto aprimorar os prompts, explorar modelos mais avançados e executar os testes em outros datasets, com outras linguagens de programação, ou com foco nos maus cheiros ou em outras refatorações.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63997
Aparece en las colecciones: (TCC) - Engenharia da Computação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Bianca Carneiro da Cunha Nunes Ferreira.pdf1,23 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons