Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6395
Título: Contribuição para a Gestão de Unidades de Conservação Urbanas: caso do Parque Estadual Dois Irmãos, PE
Autor(es): RAMOS, Aretuza Bezerra Breto
Palavras-chave: Impactos Ambientais;Planejamento Ambiental;Unidades de Conservação;Gestão Ambiental
Data do documento: 2007
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Bezerra Breto Ramos, Aretuza; Maria Isidro de Farias, Angela. Contribuição para a Gestão de Unidades de Conservação Urbanas: caso do Parque Estadual Dois Irmãos, PE. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Gestão e Políticas Ambientais, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.
Resumo: Por séculos, as atividades humanas vêm causando transformações nas paisagens naturais. Todavia, nos últimos anos, a capacidade de alteração vem sendo incrementada em virtude do crescimento populacional humano e, especialmente, de sua associação com inúmeras transformações tecnológicas. Para fazer frente a esses problemas e resguardar certas porções do território nacional dessas alterações, têm sido criadas áreas protegidas. Entretanto, apesar de terem sido estabelecidas para funcionarem como áreas onde os efeitos do processo de desenvolvimento humano sobre os recursos naturais presentes fossem minimizados, as Unidades não conseguem se manter isoladas, sendo atingidas pelas mesmas atividades que ameaçam a conservação biológica nas áreas externas a ela. Desta forma, o presente trabalho aborda a questão dos impactos ambientais que atuam sobre uma Unidade de Conservação de Proteção Integral inserida em meio à zona urbana da cidade de Recife PE. Assim, visa evidenciar e avaliar os impactos ambientais causados pela ação antrópica sobre o Parque Estadual de Dois Irmãos, bem como contribuir para estruturação de seu processo de Gestão e para o desenvolvimento de ações que venham atuar de forma mais eficiente e efetiva na sua preservação. A metodologia utilizada nesse trabalho constou de etapas consecutivas, em que o produto de cada etapa serviu de subsídios para a seguinte. Através de um levantamento documental e observações em campo foram caracterizados os fatores ambientais presentes no Parque, as Atividades Potencialmente Impactantes e os impactos ambientais por elas gerados. Em seguida, foi realizada a valoração dos impactos através de consultas realizadas a pesquisadores especialistas nas diversas áreas envolvidas no presente estudo. Os resultados mostraram que os impactos estudados estão diretamente relacionados com falhas no manejo e/ou na execução de atividades realizadas na área estudada. Assim, os resultados obtidos mostram o cenário atual do limite legal do Parque Estadual de Dois Irmãos e de seu entorno, evidenciando a premência da execução do Plano de Manejo desta Unidade, tendo seus gestores, um papel fundamental na viabilização e implementação deste processo. A sua ausência possibilita a prática de atividades insustentáveis, que podem desencadear, em longo prazo, um processo de colapso dos sistemas afetados
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6395
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Gestão e Políticas Ambientais

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo8160_1.pdf9,44 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.