Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63931

Share on

Title: A relação do partido africano para a independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) com a ideologia marxista de 1956 a 1991
Authors: COLONIA, Fernando
Keywords: Marxismo; Socialismo; PAIGC; Amílcar Lopes Cabral; Guiné-Bissau
Issue Date: 26-Aug-2024
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: COLONIA, Fernando. A relação do partido africano para a independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) com a ideologia marxista de 1956 a 1991. 2024. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O presente trabalho busca compreender como o Partido Africano para Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) utilizou o pensamento marxista na construção do seu projeto de Estado-nação. Em particular, examinamos como os conceitos de luta de classe, materialismo histórico e burguesia foram apropriados estrategicamente pelo PAIGC durante a luta pela independência do país (1956-1991), bem como sua política socialista nos primeiros anos de pós-independência. Segundo Gerring (2008), a seleção do caso se justifica pela seguinte razão: evita o problema de escolher uma amostra pequena de forma completamente aleatória (isto é, sem qualquer estratificação prévia). A escolha do PAIGC se justifica, por um lado, por ser o único partido libertador dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) que nunca assumiu oficialmente ser um partido de orientação ideológica marxista-socialista (Andrade, 1997) ainda que o seu projeto de nação, é clara nitidamente socialista assim como os demais países de PALOP e, por outro lado, por ser o partido libertador e o maior do país até o momento. Metodologicamente, a pesquisa será desenvolvida através da técnica de revisão da literatura.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63931
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Ciência Política

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Fernando Colonia.pdf898,22 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons