Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63925
Comparte esta pagina
Título : | A formação de professores(as) de Geografia na Universidade Federal de Pernambuco frente às desigualdades educacionais no Brasil |
Autor : | SILVA, Ariel José da |
Palabras clave : | Desigualdades; Ensino de Geografia; Formação inicial; Prática pedagógica; BNCC |
Fecha de publicación : | 4-abr-2025 |
Citación : | SILVA, Ariel José da. A formação de professores(as) de Geografia na Universidade Federal de Pernambuco frente às desigualdades educacionais no Brasil. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Resumen : | Esta pesquisa teve como objetivo analisar as percepções de licenciandos do curso de Geografia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) sobre as desigualdades sociais e educacionais no Brasil, investigando como essas percepções influenciam sua formação docente e suas práticas pedagógicas em construção. Com abordagem qualitativa, a pesquisa contou com a participação de 17 discentes matriculados a partir do terceiro período, utilizando como instrumento de coleta um questionário com perguntas abertas e fechadas. Os dados foram analisados por meio da técnica de Análise de Conteúdo, resultando em três categorias temáticas: perfil dos participantes, percepção das desigualdades e desafios enfrentados na formação docente, analisando estratégias para uma prática pedagógica inclusiva. Os resultados evidenciam que, embora os participantes demonstrem sensibilidade frente às desigualdades educacionais, ainda existem lacunas significativas na formação inicial, como o tratamento superficial do tema, o distanciamento entre teoria e prática e a ausência de preparação para lidar com realidades sociais complexas. A pesquisa também revelou limitações internas ao processo formativo, como o desinteresse de parte dos estudantes em se engajar em discussões aprofundadas sobre a temática. Conclui-se que há necessidade urgente de revisão curricular nos cursos de Licenciatura em Geografia, com foco na articulação entre formação crítica, políticas públicas educacionais e práticas pedagógicas que respondam de forma efetiva às desigualdades presentes nas escolas públicas brasileiras. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63925 |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Geografia (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Ariel .pdf | 690,13 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons