Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63923
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Antônio Israel Carlos | - |
dc.contributor.author | MARTINS, Beatriz Kérolly | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-25T20:38:58Z | - |
dc.date.available | 2025-06-25T20:38:58Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-14 | - |
dc.date.submitted | 2025-05-27 | - |
dc.identifier.citation | MARTINS, Beatriz Kérolly. Entre números e silêncios: financiamento da educação pública no Brasil e seus impactos no Colégio de Aplicação da UFPE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso em Serviço Social, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63923 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho acadêmico analisa as tendências do financiamento das políticas públicas educacionais, com ênfase nos impactos dessa dinâmica nos Colégios de Aplicação (CAPs). A pesquisa é desenvolvida sob a perspectiva do materialismo histórico-dialético, que compreende a educação como reflexo das relações sociais e econômicas. O objetivo central é examinar o histórico do financiamento do CAP UFPE durante o último Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024), investigar as mudanças na concepção de educação das elites brasileiras desde o período colonial até a contemporaneidade e comparar o financiamento do CAP UFPE com o da política de educação no mesmo período. A metodologia adota uma abordagem qualitativa, utilizando revisão bibliográfica e análise documental, com contribuições de autores como Davies (2019), Cunha (2017), Fernandes (1995), Frigotto (2006) e Saviani (2006). Os resultados destacam as contradições entre o discurso de universalização do ensino e a realidade orçamentária dos CAPs, evidenciando a necessidade de políticas que garantam uma distribuição mais equitativa de recursos. Por fim, o estudo contribui para o debate sobre o financiamento da educação pública no Brasil, oferecendo uma análise crítica das políticas educacionais e seus impactos nos CAPs. | pt_BR |
dc.format.extent | 132p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Educação Pública | pt_BR |
dc.subject | Financiamento | pt_BR |
dc.subject | Colégio de Aplicação | pt_BR |
dc.title | Entre números e silêncios: financiamento da educação pública no Brasil e seus impactos no Colégio de Aplicação da UFPE | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/5922774203730214 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3108597782077617 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This academic work analyzes the trends in the financing of public education policies, with an emphasis on the impacts of these dynamics on Application Colleges (CAPs). The research is developed from the perspective of historical-dialectical materialism, which understands education as a reflection of social and economic relations. The main objective is to examine the history of CAP UFPE financing during the last National Education Plan (PNE 2014-2024), investigate the changes in the conception of education of the Brazilian elites from the colonial period to the present day, and compare CAP UFPE financing with that of education policy in the same period. The methodology adopts a qualitative approach, using bibliographic review and documentary analysis, with contributions from authors such as Davies (2019), Cunha (2017), Fernandes (1995), Frigotto (2006), and Saviani (2006). The results highlight the contradictions between the discourse of universal education and the budgetary reality of CAPs, highlighting the need for policies that ensure a more equitable distribution of resources. Finally, the study contributes to the debate on the financing of public education in Brazil, offering a critical analysis of educational policies and their impacts on CAPs. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Sociais Aplicadas::Serviço Social | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCSA-DSS) - Departamento de Serviço Social | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCSA-Curso de Serviço Social | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Serviço Social |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ENTRE NÚMEROS E SILÊNCIOS_ FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL E SEUS IMPACTOS NO COLÉGIOS DE APLICAÇÃO DA UFPE.docx-páginas.pdf | 1,84 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons