Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63910

Compartilhe esta página

Título: Ensino-aprendizagem, formação docente, pedagogia da emergência : uma revisão bibliográfica sobre luto e trauma na infância
Autor(es): FERREIRA, Felipe Adalberto de Moura
Palavras-chave: Luto; Trauma; Infância; Educação; Pedagogia da Emergência
Data do documento: 15-Out-2024
Citação: FERREIRA, Felipe Adalberto de Moura. Ensino-aprendizagem, formação docente, pedagogia da emergência: uma revisão bibliográfica sobre luto e trauma na infância. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Luto e trauma são formas de aprendizados. Contudo, observa-se certo distanciamento a respeito do tema quando relacionada a infância, haja vista falar sobre morte e situações aversivas para a criança retoma a um despreparo no campo educacional, seja na escola, seja na docência. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é, através de artigos publicados em plataformas digitais acadêmicas, entre 2010 e 2023, o processo de luto e trauma na infância no ensino-aprendizagem, na formação de professores e na busca da pedagogia de emergência como possibilidade de combater a problemática. Ademais, a pesquisa utiliza-se de uma metodologia qualitativa, de caráter bibliográfico acerca do tema luto e trauma na infância para o contexto escolar. Ao longo deste trabalho, por meio do Estado do Conhecimento e/ou Estado da Arte, foi possível entender como os artigos evidenciam a questão do luto e trauma na educação para a criança, bem como ressalta a necessidade da formação docente a respeito do tema e a importância da aplicação da pedagogia de emergência como forma de combate a problemática.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63910
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Felipe Adalberto de Moura Ferreira.pdf384,35 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons