Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63900

Compartilhe esta página

Título: Preparação e caracterização de compósitos a base da blenda PET/PA6 com cinza de bagaço de cana e Joncryl como extensor de cadeia
Autor(es): AZEVEDO, William Ottoni Barbosa
Palavras-chave: Compósitos; PET; PA6; Joncryl; Blendas; Cinza de bagaço de cana
Data do documento: 28-Jun-2023
Citação: AZEVEDO, William Ottoni Barbosa. Preparação e caracterização de compósitos a base da blenda PET/PA6 com cinza de bagaço de cana e Joncryl como extensor de cadeia. 2025. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Química Industrial, Departamento de Engenharia Química, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: A blendagem entre polímeros oferece uma abordagem promissora para equilibrar as propriedades e mitigar certas desvantagens de cada material, além disso, a blenda polimérica pode ser reforçada e atuar como a matriz de um compósito. No entanto, a imiscibilidade inerente entre a maioria dos polímeros frequentemente exige técnicas de processamento mecânico e térmico, o que pode resultar na degradação dos polímeros e na redução do peso molecular. Para enfrentar essas preocupações, a utilização de extensores ou ligantes de cadeia, como o Joncryl (Polyad PR 002), pode ser uma solução viável para minimizar tais inconvenientes. Este trabalho aborda a preparação de compósitos da blenda PET/PA6 com cinza de bagaço de cana, processados por mistura fundida em um reômetro de torque a diferentes composições mássicas não aditivadas e aditivadas com o extensor de cadeia Joncryl, e sua caracterização por TGA, DSC e MEV. As composições aditivadas apresentaram, exceto a 75% PET, maiores valores de torque bruto e corrigido em relação às composições não aditivadas, com aumentos de até 45% de torque corrigido e de até 300% de torque bruto, no entanto, apenas as composições 100% PA6 Jc e 50% PA6 Jc apresentaram valores de RM% positivos, indicando uma extensão de cadeia bem sucedida. Também foi observado uma melhora nas propriedades térmicas das composições aditivadas e diminuição da higroscopicidade da PA6, devido à blendagem. Morfologicamente, observou-se a fraca adesão da carga com a matriz polimérica, mas o Joncryl atuou como compatibilizante entre os polímeros e a matriz. A CBC aumentou a cristalinidade do PET bem como sua velocidade de cristalização, e embora essas sejam características normalmente indesejadas na moldagem de PET devido a cristalização a frio, a blendagem com PA6 e/ou adição de Joncryl na maioria das composições evitou sua ocorrência.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63900
Aparece nas coleções:(TCC) - Química Industrial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
William_Ottoni_Barbosa_Azevedo.pdf13,32 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons