Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63860

Share on

Title: Guia de Referência do HC|UFPE: Conversando Sobre a Assistência a Saúde da População LGBTQIAPN+
Other Titles: HC|UFPE Reference Guide: Dialogues on Health Care for the LGBTQIAPN+ Community
Authors: GOUVEIA, Dimitri Carlovich
MIRANDA, Cristiane Valença de
DIONÍSIO, Daynnyere Albuquerque
GRAÇA, Paula Azevedo
LIVADIAS, Suzana Konstantinos
Keywords: Transgênero; Travesti; LGBTQIAPN+; Saúde Trans
Issue Date: 10-Jun-2025
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: HC|UFPE (Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco). Guia de referência do HC|UFPE: conversando sobre a assistência à saúde da população LGBTQIAPN+. Recife: HC|UFPE, 2025. Edição revisada em 10 jun. 2025.
Abstract: O Guia de Referência do HC|UFPE: Conversando sobre a Assistência à Saúde da População LGBTQIAPN+ é um material educativo produzido por estudantes da pós-graduação e graduação da Universidade Federal de Pernambuco, profissionais do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco e por usuárias/os/es do Espaço Trans. Ele tem como objetivo sensibilizar e orientar profissionais de saúde sobre as especificidades, direitos e demandas da população LGBTQIAPN+, com ênfase no atendimento humanizado e respeitoso no âmbito do SUS. O guia aborda conceitos fundamentais como identidade de gênero, orientação sexual e expressão de gênero, além de esclarecer particularidades do cuidado a homens trans, mulheres trans, travestis e pessoas não-binárias. Também apresenta a rede ambulatorial de atenção especializada em Pernambuco, indicações culturais e informações sobre como acolher com dignidade e combater práticas discriminatórias em serviços de saúde. Trata-se de uma ferramenta de formação crítica e ética, comprometida com os princípios da equidade, universalidade e integralidade do cuidado.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63860
Appears in Collections:REA - Cartilha



This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons