Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63808
Compartilhe esta página
Título: | Indígenas em contextos urbanos e o ensino da temática indígena em história na rede pública municipal de ensino no Cabo de Santo Agostinho/PE |
Autor(es): | SILVA, Ígor Amarante da |
Palavras-chave: | Ensino de História; Indígenas em contextos urbanos; Cabo de Santo Agostinho-PE |
Data do documento: | 20-Fev-2025 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | SILVA, Ígor Amarante da. Indígenas em contextos urbanos e o ensino da temática indígena em história na rede pública municipal de ensino no Cabo de Santo Agostinho/PE. 2025. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | Este estudo buscou analisar como a temática indígena é abordada no ensino de História da rede pública municipal do Cabo de Santo Agostinho-PE, a partir da Lei no 11.645/2008 e o Parecer CNE 14/2015, e como dialoga com as identidades indígenas em contextos urbanos. Especificamente, objetivamos: analisar instrumentos orientadores do ensino de História referentes às relações étnico-raciais no município; discutir o racismo, preconceitos e as discriminações contra os povos indígenas na História do Brasil; analisar a presença indígena no Cabo de Santo Agostinho na atualidade; elaborar um material didático com a temática indígena para o ensino de História. Os objetivos foram pensados buscando responder a pergunta como os indígenas, sobretudo em contextos urbanos, são representados no ensino de História na rede pública municipal no Cabo de Santo Agostinho-PE. Para isso, analisamos materiais didáticos sobre a história do município utilizados na atualidade no ensino, documentos estruturando e orientando o ensino de História na rede pública municipal e o censo escolar da referida rede. Realizamos, também, entrevistas e diálogos com professores/as de História, gestores/as, coordenadores/as e responsáveis por indígenas estudantes matriculados/as na rede pública municipal de ensino no Cabo de Santo Agostinho. Além disso, elaboramos um material didático sugerindo abordagens para o ensino da temática indígena nos anos finais do Ensino Fundamental a partir de atividades baseadas em documentos históricos, legislações, vídeos, textos, entre outros, discutindo a referida temática nos diferentes períodos históricos na História do Brasil, evidenciando os protagonismos das populações nativas no passado e no presente. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63808 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Ígor Amarante da Silva.pdf | 10,81 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons