Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63808

Compartilhe esta página

Título: Indígenas em contextos urbanos e o ensino da temática indígena em história na rede pública municipal de ensino no Cabo de Santo Agostinho/PE
Autor(es): SILVA, Ígor Amarante da
Palavras-chave: Ensino de História; Indígenas em contextos urbanos; Cabo de Santo Agostinho-PE
Data do documento: 20-Fev-2025
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Ígor Amarante da. Indígenas em contextos urbanos e o ensino da temática indígena em história na rede pública municipal de ensino no Cabo de Santo Agostinho/PE. 2025. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Este estudo buscou analisar como a temática indígena é abordada no ensino de História da rede pública municipal do Cabo de Santo Agostinho-PE, a partir da Lei no 11.645/2008 e o Parecer CNE 14/2015, e como dialoga com as identidades indígenas em contextos urbanos. Especificamente, objetivamos: analisar instrumentos orientadores do ensino de História referentes às relações étnico-raciais no município; discutir o racismo, preconceitos e as discriminações contra os povos indígenas na História do Brasil; analisar a presença indígena no Cabo de Santo Agostinho na atualidade; elaborar um material didático com a temática indígena para o ensino de História. Os objetivos foram pensados buscando responder a pergunta como os indígenas, sobretudo em contextos urbanos, são representados no ensino de História na rede pública municipal no Cabo de Santo Agostinho-PE. Para isso, analisamos materiais didáticos sobre a história do município utilizados na atualidade no ensino, documentos estruturando e orientando o ensino de História na rede pública municipal e o censo escolar da referida rede. Realizamos, também, entrevistas e diálogos com professores/as de História, gestores/as, coordenadores/as e responsáveis por indígenas estudantes matriculados/as na rede pública municipal de ensino no Cabo de Santo Agostinho. Além disso, elaboramos um material didático sugerindo abordagens para o ensino da temática indígena nos anos finais do Ensino Fundamental a partir de atividades baseadas em documentos históricos, legislações, vídeos, textos, entre outros, discutindo a referida temática nos diferentes períodos históricos na História do Brasil, evidenciando os protagonismos das populações nativas no passado e no presente.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63808
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Ígor Amarante da Silva.pdf10,81 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons