Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63802

Share on

Title: Especialização esportiva Precoce no cenário escolar: Uma revisão de literatura
Authors: SILVA, Gabriel Teófilo da
Keywords: Especialização Esportiva Esportiva Precoce, Esporte na escola, Educação Física Escolar
Issue Date: 20-Mar-2024
Citation: SILVA, Gabriel Teófilo da. Especialização esportiva precoce no cenário escolar: Uma revisão de literatura. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso Educação Física Licenciatura - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: A especialização esportiva precoce é uma temática que envolve o processo de ensino e aprendizagem, e passa a ser conceituada a partir do momento que crianças antes da fase pubertária são levadas a treinamentos programáticos e participações em competições esportivas, podendo trazer benefícios como: melhora da auto-estima, sociabilidade ou segurança e como esse fenômeno ocorre no cenário escolar. Para tanto, realizamos uma revisão bibliográfica em busca de artigos que trouxessem alicerces para compreender e discutir sobre esta temática. As bases de dados utilizadas foram LILACS SciElo e Google Acadêmico, a estratégia de busca foi utilizar os descritores: Educação Física Escolar, Esporte Escolar, E Especialização Esportiva Precoce, Especialização Precoce. A partir deste levantamento foram encontrados 3 artigos, alguns mostraram pontos negativos e positivos da Especialização precoce infantil, já outros destacaram como se dá a EEP no cenário escolar e suas implicações. Através dos resultados, notou-se que a EEP tem deficiências metodológicas que podem ser estudadas e aprofundadas como ferramentas para um melhor aproveitamento desta prática.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63802
Appears in Collections:(TCC) - Educação Física (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Gabriel Teófilo da Silva.pdf584,08 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons